logo
Foco
Foco 10/04/2015

Obama conversou por telefone com Raúl Castro antes de Cúpula das Américas

Obama e Raul Castro teriam conversado | Carlos Garcia Rawlins e Jonathan Ernst/Reuters

Obama e Raul Castro teriam conversado | Carlos Garcia Rawlins e Jonathan Ernst/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o de Cuba, Raúl Castro, conversaram por telefone antes da abertura da Cúpula das Américas. O evento será realizado no Panamá, a partir desta sexta-feira, e também terá a presença da presidente brasileira, Dilma Rousseff.

A conversa entre os dois teria ocorrido na última quarta-feira. “Antes de o presidente partir de Washington”, afirmou uma fonte ligada à Casa Branca.

A última vez que os dois presidentes se falaram por telefone foi no dia 17 de dezembro, quando os dois países anunciaram ao mundo o acordo para restabelecer relações diplomáticas e comerciais. Estados Unidos e Cuba haviam rompido há 50 anos.

Leia mais:
Aperto de mãos sela parceria entre John Kerry e chanceler cubano
Cúpula das Américas reúne Obama, Dilma, Raúl Castro e Maduro no Panamá

Nesta sexta-feira e no sábado, durante a Cúpula das Américas, Barack Obama e Raúl Castro ficarão cara a cara em um encontro histórico.

Na quinta-feira, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, se reuniu com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez. O Departamento de Estado publicou no Twitter uma foto em que os dois aparecem apertando as mãos. O encontro foi o de mais alto nível diplomático entre Estados e Cuba em meio século.

“O secretário Kerry e o ministro cubano das Relações Exteriores Rodriguez tiveram uma prolongada e construtiva conversa. Ambos concordaram que foram feitos progressos e que continuaremos trabalhando para resolver os temas pendentes”, disse um funcoionário da diplomacia norte-americana.