logo
Foco
Foco 08/04/2015

Troca da TV analógica pela digital começa em novembro

Teste será iniciado em Rio Verde, em Goiás | Stockxchng

Teste será iniciado em Rio Verde, em Goiás | Stockxchng

O desligamento da TV analógica e início da transmissão exclusiva dos canais no formato digital começa em novembro deste ano em Rio Verde, cidade no interior de Goiás escolhida como piloto. O Distrito Federal e mais 11 cidades de Minas Gerais e Goiás formam a primeira grande região prevista para ser desligada em 2016. O término das transmissões analógicas nessa região está previsto para 3 de abril de 2016, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

A partir desta quarta-feira os moradores de Rio Verde (GO) e da região do Distrito Federal começarão a ser avisados sobre a mudança, em uma espécie de contagem regressiva para o fim da transmissão analógica. A letra A vai aparecer no alto da tela da TV para indicar que o canal ainda é analógico. Uma tarja com informações como a data do desligamento e as formas de tirar dúvidas também será veiculada.

A Anatel estipulou prazo até novembro de 2018 para que todos os municípios brasileiros tenham a transmissão digital. Pelo cronograma, este ano começam as transmissões exclusivamente digitais nas regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia e do Rio de Janeiro. O desligamento deve atingir 30 milhões de famílias.

Os detalhes das mudanças, como fazer a adaptação e o cronograma de desligamento estão disponíveis no site www.vocenatvdigital.com.br ou no telefone 147.