
Um estudo da empresa holandesa de tecnologia de transporte TomTom, divulgado na terça-feira, coloca o Rio de Janeiro como a terceira cidade mais congestionada do mundo em 2014, quando analisado o dia inteiro.
Já na lista do pior trânsito na hora do rush do fim da tarde, a capital Fluminense aparece em oitavo lugar.
ANÚNCIO
A pesquisa avaliou 218 cidades em 36 países. Nesse universo, no ranking do dia inteiro, o Rio só ficou atrás de Istambul, na Turquia, e da Cidade do México. Na lista ainda aparecem outros dois municípios brasileiros: Salvador e Recife, em quinto e sexto lugares, respectivamente.
Por causa dos congestionamentos, um carioca perde 99 horas extras de sua vida no trânsito por ano. Isso seria equivalente a ficar mais de quatro dias inteiros no trânsito. Em Istambul, as horas extras gastas no trânsito somam 125.
Segundo diretor de Conteúdo América Latina da TomTom Traffic, Marcelo Fernandes, a hora de pico do final da tarde é o momento de maior congestionamento durante o dia.
No Brasil, além de Rio, Recife e Salvador, foram analisados dados de GPS de mais seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo que, contrariando o senso comum dos engarrafamentos quilométricos, aparece em 360 lugar na lista das cidades mais congestionadas.
A metodologia da pesquisa, que usou dados baseados em medições de GPS, foi medir o tempo de viagem durante todo o dia.
Durante os horários de pico, o tempo de viagem foi comparado com os períodos de fluxo livre. Foram levadas em conta estradas, vias arteriais e rodovias.