Brasil

Datafolha mostra o perfil do público dos protestos contra e pró-Dilma

Pesquisa Datafolha mostra o perfil dos manifestantes que lotaram a Avenida Paulista no último domingo: a maioria (90%) dos que estavam lá acredita que a presidente Dilma Rousseff (PT) sabia sobre os desvios na Petrobras e deixou que acontecessem. Apesar disso, o instituto aponta que o principal motivo do protesto não era o impeachment da petista, mas sim a corrupção (47%).

ANÚNCIO

Como o Datafolha também havia entrevistado manifestantes dos protestos de sexta-feira – organizados pela CUT, UNE, MST e outras entidades sociais – é possível fazer comparações entre os grupos. A maioria dos que participaram do ato estava lá para protestar contra a perda de direitos trabalhistas (25%) e acredita que Dilma sabia sobre os desvios de dinheiro, mas nada podia fazer (36%).

O Datafolha mostra ainda que os protestos de sexta-feira foram majoritariamente formados por eleitores de Dilma, 71% responderam ter votado na petista no segundo turno das eleições. Já as manifestações de domingo tiveram a participação massiva dos eleitores de Aécio Neves (PSDB) – 82% declararam ter votado no senador tucano no segundo turno das eleições.

Outra grande diferença das manifestações foi a avaliação do governo Dilma. No protesto liderado pela CUT, na sexta-feira, 37% (a maioria) avaliaram como ótimo ou bom, enquanto que no ato de domingo 96% avaliaram como ruim ou péssimo.

Ainda segundo o instituto de pesquisa, no domingo 37% dos manifestantes eram assalariados, enquanto que na sexta-feira 44% eram funcionários públicos.

Nas duas manifestações, no entanto, os participantes tinham um perfil social mais elitista que o da média da população. No ato liderado pela CUT, por exemplo, 68% tinham ensino superior. Na manifestação de domingo, 76%.

Já a renda dos manifestantes de domingo era mais alta: 41% declararam receber mais de 10 salários mínimos ante 12% no protesto de sexta-feira.

ANÚNCIO

Democracia
Apesar de estarem divididos politicamente, os manifestantes dos dois atos concordaram que a democracia é o melhor sistema do país.

No domingo 85% e na sexta-feira 86% responderam que «a democracia é sempre melhor».

Os grupos também têm percepções semelhantes quanto ao Congresso Nacional. Entre os que marcharam na sexta-feira, 61% avaliaram como ruim ou péssimo. No domingo, os insatisfeitos somaram 77%.

Ao responder sobre a motivação para ir aos protestos, os entrevistados tinha mais de uma opção. Veja:

Domingo
47% protestar contra a corrupção
27% pelo impeachment de Dilma Rousseff
20% contra o PT
14% contra os políticos

Sexta-feira
25% contra a perda dos direitos trabalhistas
22% por aumento aos professores
20% pela reforma política
18% pela defesa da Petrobras

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias