Brasil

Ministério da Educação adia início das aulas do Pronatec

O MEC (Ministério da Educação) adiou o início das aulas do Pronatec, programa que oferece cursos técnicos gratuitos, em mais de um mês. As novas turmas, que iriam começar em 7 de maio, terão que esperar até 17 de junho.

ANÚNCIO

Com isso, a divulgação de quantas vagas as instituições terão para oferecer pelo Pronatec também será atrasada. Ela estava prevista para sair no dia 23 de março, mas foi postergada para 4 de maio.

O adiamento preocupa o setor, pois o programa costuma abrir duas turmas por ano e a mudança pode ser uma indicação de que não haverá uma segunda chamada, diminuindo as vagas.

Recomendados

O MEC informou que está aguardando aprovação orçamentária e “finalizando a pactuação de vagas com os ofertantes”. Cerca de 200 mil estudantes já estão inscritos no Pronatec.

 

Problemas no orçamento

Desde o fim do ano passado, o governo tem atrasado o pagamento das mensalidades, que são repassadas às instituições que oferecem vagas pelo programa. Estavam pendentes as mensalidades dos últimos três meses do ano.

O MEC informou que liberou R$ 119 milhões para quitar a dívida. Entretanto, segundo as instituições, ainda faltam novembro e dezembro, previstos para serem quitados apenas em abril.

Tags

Últimas Notícias