Foco

Edital para transpor rio Paraíba sai nesta sexta-feira

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta segunda-feira que o edital do projeto de transposição de água da represa Jaguari, na bacia do rio Paraíba do Sul (Rio de Janeiro), para o reservatório Atibainha, do sistema Cantareira, deve ser lançado na próxima sexta-feira. A obra foi incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e faz parte dos projetos para combater a falta de água em São Paulo. As obras devem durar um ano e meio.

“[A obra] deve ser aprovada pelo conselho na Sabesp na quinta-feira e na sexta já deve estar lançado o edital. É uma intervenção histórica porque você interliga bacias hidrográficas, uma ajuda a outra e você diminui a vulnerabilidade”, disse o governador.

Publicidad

O projeto havia sido anunciado por Alckmin em março de 2014, com custo estimado em R$ 830 milhões. A obra prevê levar 5 mil litros de água por segundo de um reservatório ao outro.

Em reunião no último dia 16, o grupo criado pela ANA (Agência Nacional de Águas) aprovou as conclusões do Relatório Conjunto, que trata da segurança hídrica da Bacia e da viabilidade hidrológica da interligação.

O rio Paraíba do Sul é a principal fonte de abastecimento de água do Rio. Ontem, o reservatório de Santa Branca, o segundo maior sistema que abastece o Rio, chegou ao volume morto. Ele é o segundo reservatório a chegar na reserva técnica.

Na quarta passada, o reservatório Paraibuna atingiu seu volume morto – água abaixo do nível das comportas – pela primeira vez, desde sua criação em 1978.

 

Santa Branca

O menor dos quatro reservatórios que abastecem o Rio de Janeiro atingiu o volume morto no domingo, segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Santa Branca, localizado em São Paulo, possui capacidade de 30,7 milhões de litros. Desta forma, as hidrelétricas associadas ao reservatório foram desligadas.

Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias