Foco

Projeto veta ciclovias na frente de escolas em São Paulo

Um projeto de lei protocolado nesta quarta-feira na Câmara Municipal tem como objetivo proibir a instalação de ciclovias e ciclofaixas que interrompam o embarque e desembarque de alunos nas instituições de ensino na capital. Segundo o vereador Goulart (PSD), autor da proposta, a instalação de vias na frente de escolas expõe os alunos a situação de risco.

O projeto de lei foi protocolado após a diretoria da escola Madre Cabrini, na Vila Mariana, zona sul, entrar com pedido na Casa para tentar mudar a localização da ciclovia que foi implantada bem em frente ao colégio.

O trajeto, pintado em novembro liga o caminho das bicicletas às grandes avenidas do bairro, que dão acesso ao centro.

Para Neuza Maria Bueno, a pista para bicicletas funcionaria melhor em alguma das ruas paralelas. Segundo ela, falta diálogo com a prefeitura.

Para o autor do projeto, o sistema cicloviário da cidade tem condições de adotar alternativas que permitam ao ciclista ter mais segurança e conforto, sem prejudicar os estabelecimentos que já funcionam nas regiões das novas faixas.

De acordo com o vereador, falta bom senso na determinação dos trajetos para as bicicletas.

“A ciclovia é muito importante e, em muitas regiões, tem incentivado o cidadão a deixar seu automóvel e seguir com segurança pedalando para o trabalho e até mesmo para a escola. No entanto, é preciso preservar o acesso das crianças que utilizam outros modais, sem que corram o risco de ser atropeladas.”

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não quis se pronunciar sobre o projeto, por se tratar de esfera legislativa.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos