Foco

Polícia prende 13 pessoas em operação contra o tráfico no Rio

A Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (4) 13 pessoas durante operação contra a quadrilha que comanda a venda de drogas no Morro da Providência, no centro do Rio de Janeiro. O objetivo é desarticular o grupo que continua vendendo drogas na favela apesar da existência de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no local.

Participam da operação policiais da Delegacia da Central do Brasil (4a DP) e da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core), com o apoio de policiais da UPP local. A Unidade de Polícia Pacificadora foi instalada em abril de 2010.

O Morro da Providência é considerada a favela mais antiga do Brasil. Sua ocupação ocorreu no final do século 19, através de soldados veteranos da Guerra de Canudos. Eles acamparam no morro para exigir a construção de moradias para os militares.

O local era inicialmente chamado de Morro da Favela, vegetação rasteira que existia em Canudos, e por isso os aglomerados de construções precárias que se espalharam pela cidade e pelo país passaram a ser chamados de favelas.

Em outra comunidade com UPP, o Morro dos Macacos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, um policial militar ficou ferido depois de ser atingido por tiros na manhã de hoje. Ele foi socorrido e levado para o Hospital do Andaraí, onde permanece internado com um quadro de saúde estável.

O policial foi baleado durante um ataque de criminosos à sede da UPP do Morro dos Macacos, por volta das 6h. O policiamento foi reforçado com equipes de outras UPPs, do Batalhão de Polícia Militar da Tijuca (6o BPM) e do Grupamento Aeromóvel (GAM).

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos