Foco

Área de manancial à margem da Guarapiranga terá 3,5 mil moradias

O prefeito Fernando Haddad (PT) autorizou nesta segunda-feira a construção de 3,5 mil moradias populares em uma área de manancial, de 1 milhão de metros quadrados, localizada à margem da represa Guarapiranga, na estrada do M’Boi Mirim, na zona sul. A proposta original previa a implantação de um parque na região.

ANÚNCIO

A mudança foi possível após uma alteração em um decreto de 2010, do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), segundo reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”.

A pressão pela construção de moradia começou em novembro de 2013, quando parte da área foi ocupada por integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). A invasão foi batizada de “Nova Palestina”.

Em julho, durante a votação do Plano Diretor na Câmara, integrantes do MTST passaram a pressionar os vereadores pela incorporação da área na lista de zonas de interesse social, o que ocorreu após aprovação de um segundo projeto.

Segundo a prefeitura, somente 300 mil metros quadrados serão destinados para unidades do Minha Casa Minha Vida.  Os demais 700 mil metros quadrados irão abrigar uma nova área verde na cidade.  Além disso, as casas ficarão a uma distância de 300 metros da represa, como prevê a legislação ambiental.  A proposta do governo Haddad não agradou ao MTST, que exigia a liberação de toda a área para casas populares.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias