Brasil

Festa na avenida Paulista reúne 8 mil militantes do PT

selo-eleicao-metro-eleicoes-2014-150Após a confirmação da vitória de Dilma Rousseff, cerca de 8 mil pessoas foram para a avenida Paulista para comemorar. A multidão se  reuniu em frente ao prédio da TV Gazeta.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), participou da comemoração. Em um trio elétrico, ele afirmou que as urnas deram vários recados. “Nós aceitamos a democracia, a alternância do poder, mas não aceitamos a humilhação.”

Em um hotel da alameda Santos, uma comitiva do PT se reuniu desde as 17h para acompanhar a apuração. O senador Eduardo Suplicy (PT) e o presidente do PT-SP, Emídio de Souza, estavam no local.

Recomendados

Militantes do PT no Marco Zero do Recife | Guga Matos/JC Imagem/Folhapress
Militantes do PT no Marco Zero do Recife | Guga Matos/JC Imagem/Folhapress

Centenas de petistas também se reuniram na praça do Marco Zero, no Recife (PE), para festejar a vitória de Dilma.

 

Balanço do TSE

Segundo o último balanço do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), divulgado às 21h, 3.238 urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas em todo o Brasil. O número representa 0,75% do total (428.894). No primeiro turno, houve 5.012 substituições (1,15%).

A votação por biometria apresentou menos problemas nesse segundo turno. Mesmo assim, 2.369 tiveram problemas e foram substituídas. O TSE registrou 1.082 crimes eleitorais durante o pleito. No primeiro turno, 1.433 pessoas haviam sido presas.

Um dos eleitores detidos ontem foi José Milton Pereira, de 42 anos, que ateou fogo a uma urna eletrônica em Porteirinha (MG). Ele afirma o ato foi uma forma de protesto por não conseguir se aposentar. 

 

‘Memes’ dominam as redes sociais

Montagem ironiza crise hídrica em SP | Divulgação/facebook
Montagem ironiza crise hídrica em SP | Divulgação/facebook

Logo após a confirmação da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), brincadeiras e provocações começaram a rolar nas redes sociais. Enquanto petistas comemoravam e esnobavam o candidato do PSDB, Aécio Neves, os tucanos bradavam contra a vitória de Dilma.

Entre os principais ‘memes’ de eleitores petistas no Facebook, havia a recomendação: “Vai chorar no Cantareira”, que faz menção à crise no sistema Cantareira. Outros desejavam “boa viagem” ao cantor Lobão, que afirmou que sairia do país, caso Dilma fosse reeleita. Muitos posts de “perdeu, playboy” também eram vistos.

Do lado oposto, tucanos relembraram os protestos de junho de 2013, afirmando que eles “não serviram de nada”. Fotos com a bandeira do Brasil em preto e branco foram espalhadas pelo Facebook. Assim como no primeiro turno, foram escritos posts preconceituosos contra nordestinos, onde Dilma teve ampla maioria. Aécio teve mais votos no Sul e no Sudeste.   

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos