O programa eleitoral dos candidatos ao governo de São Paulo foi veiculado pela primeira vez nesta quarta-feira. Marqueteiros dos três principais nomes na disputa – o governador Geraldo Alckmin (PSDB), Paulo Skaf (PMDB) e Alexandre Padilha (PT) – decidiram apresentar as biografias dos candidatos.
ANÚNCIO
O programa de Padilha focou em depoimentos dos pais, da esposa e nas ações do petista durante suas passagens pelos ministérios da Relações Institucionais e da Saúde, durante os governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.
Seguindo a mesma fórmula adotada na campanha de Fernando Haddad (PT) à Prefeitura de São Paulo, coube ao ex-presidente aparecer para apresentar as “credenciais” de Padilha. Lula abriu sua participação dizendo que teve uma “identificação rápida” com o jovem corajoso e idealista. A presidente Dilma e Haddad ficaram de fora do primeiro programa do PT.
Alckmin
A apresentação da biografia do tucano, que tenta a reeleição, foi usada para atacar indiretamente seus principais adversários. Antes de detalhar o currículo de Alckmin, a narração destacou que “ninguém vira governador do Estado de São Paulo do dia para a noite.” A propaganda defendeu a gestão tucana. Foram elencados números sobre a expansão das redes do Metrô e da CPTM; do aumento do número de escolas de tempo integral e do ensino técnico e profissionalizante.
Biografia e ataques
ANÚNCIO
Candidato pelo PMDB, Paulo Skaf falou sobre suas credenciais de empresário e as realizações como presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). O peemedebista se apresentou aos eleitores como uma “liderança nova”, “um político da nova geração, que não trata a política como um emprego”.
Skaf foi o autor do único ataque direto no primeiro dia da propaganda eleitoral. Afirmando que estava fazendo um “desabafo”, ele disse que admira Alckmin, um homem simpático e educado, mas que não entende seu jeito de governar.
“O governador não enfrenta os problemas do Estado com garra, com tesão. Ele é frio, distante, acha que sempre está tudo muito bom.”
Candidatos comparam realizações
Os principais nomes na disputa pelo Senado por São Paulo usaram o programa de TV para falar sobre suas realizações. Este ano, apenas uma vaga estará em jogo.
O ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) levou ao ar depoimentos de paulistanos que aprovaram sua administração frente à Prefeitura de São Paulo.
Kassab também se apresentou como o senador da segurança, destacando os resultados da operação delegada – parceria com a Polícia Militar.
José Serra (PSDB) apresentou um resumo de suas ações à frente ao Ministério da Saúde no governo FHC e como prefeito e governador de São Paulo.
O petista Eduardo Suplicy, que ocupa a cadeira há 24 anos, ressaltou projetos aprovados, com destaque para os que deram transparências às contas do Legislativo.