Foco

Mundial bate recorde de turistas; 95% prometem retornar ao país

Torcedores holandeses invadiram as ruas de São Paulo | Chico Ferreira/Reuters
Torcedores holandeses invadiram as ruas de São Paulo | Chico Ferreira/Reuters

O governo federal divulgou que durante a Copa 1 milhão de estrangeiros visitaram o Brasil. Destes, 196 mil estiveram em São Paulo. Além disso, cerca de 3 milhões de brasileiros viajaram pelo país durante o evento. O número supera a previsão do Ministério do Turismo, que estimava que 600 mil estrangeiros viriam ao Brasil.

A presidente Dilma Rousseff afirmou que esta foi a “Copa das Copas” e que o Brasil derrotou “previsões pessimistas”. Para ela, o  povo brasileiro soube superar a derrota da Seleção para a Alemanha. “É preciso atitude para saber perder. E o povo brasileiro demonstrou isso.”

Segundo o balanço, 16,7 milhões de passageiros voaram dentro do território nacional entre os dias 10 de junho e 13 de julho. O aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, recebeu mais viajantes (3,8 milhões).

O dia de maior movimento aéreo foi 3 de julho, quando 548 mil passageiros voaram pelo país.

O recorde do Carnaval é de 467 mil passageiros voando em um único dia. No Natal e Ano Novo, o maior número já registrado foi de 420 mil passageiros em um único dia. A Copa levou 3,42 milhões de pessoas aos estádios das 12 cidades-sede. Nas Fan Fests,  o público chegou a 5,1 milhões. 

Copa: 95% dos estrangeiros dizem que têm intenção de voltar ao Brasil

O balanço sobre a Copa do Mundo divulgado ontem pelo Ministério do Turismo revela, ainda, que 95% dos estrangeiros disseram que pretendem voltar ao Brasil após a Copa.

Durante o Mundial, o país recebeu turistas de 203 nacionalidades. Em média, eles ficaram 13 dias no país,  e 83% disseram que o Brasil “atendeu plenamente ou superou suas expectativas”. De acordo com o ministério, incluindo as cidades-sede, 378 municípios brasileiros foram visitados pelos estrangeiros durante o Mundial.

Ainda segundo o balanço, os serviços mais bem avaliados pelos estrangeiros foram hospitalidade e gastronomia, com aprovação de 98% e 93%, respectivamente. A segurança pública teve 92% de aprovação. Foram ouvidos 6.627 turistas estrangeiros.

Dos 6 mil turistas brasileiros ouvidos pela pesquisa, 90,5% avaliaram positivamente o atendimento e a receptividade. A segurança pública teve avaliação inferior entre os brasileiros (83,8%). 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos