Foco

Forte terremoto abala México e Guatemala e deixa ao menos 4 mortos

Casas ficaram danificadas em San Marcos, na Guatemala | Municipal fire department/Handout via Reuters/Reuters
Casas ficaram danificadas em San Marcos, na Guatemala | Municipal fire department/Handout via Reuters/Reuters

ANÚNCIO

Ao menos quatro pessoas morreram nesta segunda-feira quando um terremoto de magnitude 6,9 atingiu a Guatemala e o sul do México. Uma das vítimas era um bebê recém-nascido. O tremor provocou ainda rachaduras em edifícios, queda de energia e deslizamentos de terra.

O epicentro do tremor se localizou 22 km a sudoeste da cidade mexicana de Tapachula, na fronteira com a Guatemala, e 204 km a oeste da capital guatemalteca, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

O terremoto sacudiu o Estado de San Marcos, um dos mais pobres da Guatemala, na região sudoeste do país. Os serviços de emergência do país registraram ao menos três mortos na região. “Há comunidades bem afetadas que ficaram sem comunicação devido aos deslizamentos. Há 48 casas com danos consideráveis em La Reforma, San Marcos, e também o cemitério municipal ficou destruído”, disse Luis Rivera, governador de San Marcos.

Em 2012, a região sofreu um terremoto de magnitude 7,4 que matou 48. “Esse terremoto foi bastante forte. As famílias do Estado estão muito aterrorizadas por toda a experiência de novembro de 2012”, acrescentou Rivera.

No México, a Defesa Civil de Chiapas disse que uma pessoa morreu em Huixtla, na costa do Pacífico, devido à queda de um muro, e indicou que havia relatos de deslizamentos em áreas montanhosas. A terra está instável devido às chuvas.

O terremoto também foi sentido em El Salvador, na fronteira com a Guatemala, e em algumas áreas da Cidade do México, sem danos.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias