ANÚNCIO
O diretor de Comunicação da CBF, Rodrigo Paiva, foi suspenso por quatro jogos pelo Comitê Executivo da Fifa por causa da briga com o atacante Pinilla, no intervalo do jogo entre Brasil e Chile. Paiva, flagrado dando um soco no chileno no duelo pelas oitavas de final da Copa do Mundo, terá ainda que pagar multa de 10 mil francos suíços.
O diretor foi enquadrado no artigo 48, 1º parágrafo, alínea D do Código Disciplinar da Fifa, o mesmo suado pela Fifa para suspender o uruguaio Suárez, que prevê ao menos dois jogos de gancho por agressão.
Com isso, Paiva fica proibido de participar de qualquer atividade oficial da seleção brasileira nos estádios da Copa. Ele pode ir ao estádio e assistir aos jogos da arquibancada ou tribuna, mas não pode entrar nas áreas restritas por onde circulam as delegações, como as salas de imprensa.
Parte da pena já foi cumprida contra a Colômbia, com a suspensão automática pela expulsão, imposta pelo árbitro do jogo. Das três restantes, explica a Fifa em nota, apenas duas serão obrigatoriamente cumpridas, nas duas partidas restantes da Copa (semifinal e final ou disputa pelo terceiro lugar).
O quarto jogo de gancho só precisará ser cumprido se Paiva cometer uma nova infração no prazo de dois anos (a contar a partir deste sábado), que a Fifa chama de “período condicional”.
No caso de nova punição, o diretor terá que cumprir a última partida da suspensão original e os demais jogos de gancho definidos na nova sanção.
ANÚNCIO
Leia a nota da Fifa na íntegra:
Comitê Disciplinar chega a decisão no caso envolvendo o oficial de imprensa do Brasil
O Comitê Disciplinar da FIFA chegou a uma decisão sobre o caso relacionado ao oficial Rodrigo Santos Paiva, assessor de imprensa da seleção brasileira, após um incidente que ocorreu no intervalo do jogo entre Brasil e Chile na Copa do Mundo da FIFA em 28 de junho de 2014.
O Comitê Disciplinar da FIFA chegou à conclusão de que Rodrigo Santos Paiva violou o art. 48 par. 1º item d) do Código Disciplinar da FIFA (CDF) e decidiu suspendê-lo por quatro jogos – três dos quais Rodrigo Santos Paiva certamente deverá cumprir e o quarto está sujeito a algumas condições. As suspensões serão aplicadas da seguinte maneira: a suspensão automática de um jogo já foi cumprida em 4 de julho; as próximas duas suspensões deverão ser cumpridas nas duas partidas restantes da seleção brasileira na Copa do Mundo da FIFA™ (a semifinal Brasil x Alemanha em 8 de julho seguida da Final ou a decisão pelo terceiro lugar); a quarta suspensão somente será aplicada no caso de Rodrigo Santos Paiva cometer uma nova infração durante o período condicional de dois anos, que ele deverá observar a partir de agora (nos termos do art. 33 do CDF). Caso a quarta suspensão seja aplicada, esta será cumprida independentemente de qualquer sanção determinada em decorrência da nova infração cometida durante o período condicional.
O Comitê Disciplinar também impôs uma multa de CHF 10.000,00 (cerca de R$ 24,7 mil) de acordo com o art. 48 par. 2º do CDF.
A decisão foi comunicada ao oficial e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) hoje e entra em vigor assim que for comunicada.