Foco

Inteligência da Alemanha confirma agente duplo

Câmera de segurança em frente ao prédio da Inteligência Alemã | Sean Gallup/Getty Images
Câmera de segurança em frente ao prédio da Inteligência Alemã | Sean Gallup/Getty Images

Um alto funcionário do serviço secreto alemão (BND) confirmou à imprensa que um de seus agentes, detido na quarta-feira, espionava para os Estados Unidos. «Todos os indícios mostram que (o agente) trabalhou para os americanos», afirmou a fonte ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine am Sonntag.

Na quinta-feira (03) um alemão de 31 foi preso, suspeito de espionagem para uma agência estrangeira. Não foi especificado, no entanto, de qual país era o serviço de inteligência.

O agente duplo trabalhava para os americanos desde o final de 2012, e teria roubado mais de 200 documentos, de acordo com o jornal de Frankfurt. Ele estava encarregado de compilar documentos sobre o comitê parlamentar criado para investigar as escutas ilegais realizadas pela NSA (Agência de Segurança Nacional), segundo a mesma fonte.

Ao ser interrogado sobre o caso durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira, o porta-voz do governo, Steffen Seibert, declarou que a chanceler Angela Merkel havia sido informada do fato na quinta. «O governo alemão vai esperar os resultados da investigação. Não há dúvidas de que se trata de uma questão grave», assegurou.

As relações entre Washington e Berlim foram abaladas pelas revelações do ex-consultor de inteligência da NSA Edward Snowden sobre a rede de espionagem americana, que incluía até mesmo líderes estrangeiros, entre eles Merkel.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos