ANÚNCIO
A partida entre Costa Rica e Grécia, às 17h deste domingo, na Arena Pernambuco, apresentará duas seleções que chegaram à Copa do Mundo desacreditadas, mas que agora lutam para fazer história. Quem vencer chegará pela primeira vez às quartas de final de um Mundial.
A Band e as Rádios Bandeirantes, BandNewsFM e Bradesco Esportes FM transmitem o jogo ao vivo. Acompanhe lance a lance no Portal da Band.
Ao lado de três campeãs mundiais, com Itália, Uruguai e Inglaterra, a Costa Rica foi para o «grupo da morte» como o grande azarão do torneio. Já a Grécia, apesar de não ter enfrentado rivais de tanto peso na primeira fase, teve de lutar até o último minuto pela vaga.
Pois o improvável aconteceu e as duas seleções se classificaram. No caso da Costa Rica, de maneira surpreendente: Terminou em primeiro lugar no grupo e se tornou a sensação da Copa. Venceu o Uruguai, campeão da última Copa América, por 3 a 1 na estreia, e na sequência não tomou conhecimento da tetracampeã Itália: 1 a 0 e classificação antecipada. A confirmação da liderança veio com o empate em 0 a 0 com a Inglaterra, que só cumpriu tabela na última rodada.
«O importante agora é continuarmos mirando mais alto», afirmou o meia Celso Borges. «Estamos nas oitavas de final, o que é uma conquista enorme para nós e para o nosso país, mas temos a crença real de que podemos ir mais longe», completou, confiante.
Prevendo um jogo difícil com a Grécia, a Costa Rica aproveitou para treinar cobranças de pênalti durante a semana. O técnico Jorge Luis Pinto, porém, evitou divulgar a lista dos batedores. Ele também faz mistério sobre a escalação do time.
Já o caminho dos gregos foi bem mais difícil. A vaga veio com a vitória dramática sobre a Costa do Marfim na última rodada. O placar de 2 a 1 foi selado com um gol de pênalti convertido pelo veterano Samaras aos 47min do segundo tempo. O resultado garantiu a única vitória grega na primeira fase. Antes do confronto com os africanos, o time europeu perdeu por 3 a 0 para a Colômbia e não saiu do 0 a 0 com o Japão.
«Nunca deixamos de acreditar. Lutamos até o último segundo. Todos nós conhecemos muitas histórias que mudaram no último segundo, e não em qualquer jogo, mas em duelos grandiosos. Às vezes até mesmo com dois gols nos momentos finais. Por isso, no futebol, até o apito final do árbitro, você precisa seguir tentando fazer com que as coisas aconteçam,» afirmou Samaras.
ANÚNCIO
No treino de sexta-feira, o goleiro Karnezis fez um trabalho separado. Ele sofreu uma lesão nas costas no jogo contra os marfinenses e é dúvida para o duelo com a Costa Rica. Em seu lugar, pode entrar Glykos.
FICHA TÉCNICA
Local: Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata, em Pernambuco
Data/hora: 29/06, às 17h (de Brasília)
Costa Rica: Navas; Gamboa, Miller, Duarte, Gonzalez e Diaz; Ruiz, Tejeda, Borges e Bolaños; Campbell. Técnico: Jorge Luís Pinto
Grécia: Karnezis (Glykos); Torosidis,Holebas, Manolas e Papa; Maniatis, Kone, Karagounis, Salpingidis e Samaras; Mitroglou. Técnico: Fernando Santos