ANÚNCIO
Pelo menos 4 mil policiais militares serão enviados nesta quinta-feira à região de Itaquera, na zona leste, para reforçar a segurança, segundo o comandante-geral da PM, o coronel Benedito Meira.
Homens do Exército também estarão em pontos estratégicos da radial Leste, que liga o centro da cidade ao Itaquerão, onde começa o Mundial.
Meira disse que a “tropa do braço”, formada por policiais treinados em artes marciais e equipados com cassetetes, sem armas de fogo, estará à disposição para conter protestos, caso seja necessário.
“Espero que não seja necessário, mas vamos estar preparados.”
O coronel também assegurou reforço no número de policiais em todas as estações do metrô da linha 3-Vermelha, que liga a Barra-Funda à Itaquera.
Movimentos sociais marcaram dois protestos na zona leste para esta quinta-feira. Um deles, organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre) e pelo Território Livre, está com a concentração agendada para as 10h, em frente à estação Carrão do metrô. Uma outra manifestação, está marcada para as 14h, em frente ao Itaquerão.
ANÚNCIO
A inteligência da polícia tem informações de que manifestantes planejam bloquear os principais acessos ao estádio.
O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, no entanto, afirma que a população deve ficar tranquila. “A PM tem um planejamento muito bem definido. Tudo está sendo planejado para garantir a mobilidade.”
Novo Copom deve agilizar atendimento do ‘190’
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou nesta quarta-feira a nova sede do Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) na capital. A promessa é de que o serviço do número 190 seja mais rápido, porque os pontos de atendimento serão ampliados. Segundo o governo, serão 208, quatro vezes mais do que os 56 existentes hoje. O contrato entra em vigor em 90 dias. Foram investidos R$ 85,1 milhões nas obras do prédio e na aquisição de equipamentos.
Terceirizado, o atendimento inicial do 190 deixará de ser feito por PMs e passará a ser operado por uma empresa privada. Com a mudança, ao menos 250 PMs poderão reforçar o patrulhamento nas ruas.
A Secretaria Municipal da Saúde colocou em operação o Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde, que reúne os principais polos de atendimento de urgência e emergência.