ANÚNCIO
Na 3a edição da pesquisa Vox Populi divulgada nesta quarta-feira sobre a intenção de voto para a Presidência da República, o pré-candidato do PSDB, Aécio Neves teve um crescimento de 5 pontos percentuais, mas a presidente Dilma Rousseff (PT) ainda mantém liderança folgada. Segundo o Vox Populi, se as eleições fossem hoje, ela venceria no primeiro turno.
No levantamento, divulgado no site da revista Carta Capital, Dilma aparece com 40% das intenções de voto, mesmo índice da pesquisa de abril. Aécio subiu de 16% para 21%. O terceiro colocado, Eduardo Campos (PSB), repetiu os 8% de dois meses atrás (veja quadro).
Em 4o lugar aparece o pastor Everaldo (PSC), com 2%, mesma taxa de abril. Pela primeira vez, José Maria (PSTU) pontuou na pesquisa, e aparece com 1%.
Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Eduardo Jorge (PV), Mauro Iasi (PCB) e Denise Abreu (PEN) não atingiram 1% dos votos.
O número de eleitores indecisos caiu de 18% para 14%. Outros 14% declararam que pretendem votar em branco ou nulo. Em abril, o índice era de 15%.
O Vox Populi entrevistou 2,2 mil eleitores entre os dias 31 de maio e 1º de junho, em 161 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.
ANÚNCIO
Outras pesquisas
O crescimento de Aécio também foi identificado nas últimas pesquisas Ibope e Datafolha.
No último levantamento realizado pelo Ibope, Dilma tem 38% das intenções de voto, ante 22% de Aécio e 13% de Campos.
Já no Datafolha, divulgado no dia 6, a petista aparece com 34%. Aécio tem 19% e o candidato do PSB,7%.
Narração de Sérgio Gabriel