Foco

Cresce o número de pessoas que não querem trabalhar

O total de pessoas inativas – que nem trabalham, nem buscam ocupação – atingiu 19,194 milhões em abril, um crescimento de 4,2% frente aos 18,421 milhões de igual mês de 2013. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), essa alta foi puxada por aqueles que não gostariam de trabalhar.

Em um ano, esse grupo cresceu 5,7% e chegou a  17,374 milhões de pessoas em abril, o que representa 90% do total de inativos nas seis capitais pesquisadas pelo IBGE. “É um grupo formado por pessoas bem jovens ou mais velhas, e predominantemente por mulheres”, diz Adriana Berenguy, técnica do IBGE.

Segundo ela, o aumento do rendimento pode ser uma das razões para que essas pessoas tenham optado por não trabalhar. O grupo se concentra nas regiões de maior rendimento: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Recomendados

No Rio, o montante de pessoas que não gostariam de trabalhar passou de 4,476 milhões em abril de 2013 para os atuais 4,717 milhões. Em São Paulo, foi de 6,457 milhões para 6,769 milhões.

Na avaliação da economista, o aumento da renda nos últimos anos possibilitou mulheres e jovens a saírem do mercado de trabalho para cuidar da casa ou estudar. Em abril, o rendimento médio real dos trabalhadores registrou queda de 0,6% ante março, mas aumento de 2,6% sobre igual mês de 2013.

A redução da procura por trabalho vem mantendo a taxa de desemprego em patamares mínimos históricos, mesmo com a queda de geração de vagas neste ano. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no país voltou a recuar e ficou em 4,9% em abril. O resultado foi o menor para o mês desde o início da série histórica em 2002.

Mas o mercado de trabalho vem perdendo força nos último meses. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado na quarta-feira pelo Ministério do Trabalho, mostrou que abril teve a pior criação de vagas com carteira assinada para esse período desde 1999, com abertura de 105.384 postos de trabalho.

20140523_SP12_Desemprego-em-queda

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos