Foco

Confirmada quinta morte por dengue na cidade de São Paulo

Santos foi a cidade com o maior número de pacientes  | Jack Leonard/New Orleans Mosquito and Termite Control Board/Getty Images
Zonas oeste e norte de SP apresentam piores cenários | Jack Leonard/New Orleans Mosquito and Termite Control Board/Getty Images

A dengue fez mais uma vítima na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ontem a morte de uma mulher, de 33 anos, que morava na Capela do Socorro, na zona sul. Esta é a quinta morte provocada pela doença em São Paulo este ano.

Em 2013, a capital registrou duas mortes por complicações provocadas pela dengue.

Recomendados

Segundo o balanço, o número de infectados pela doença na cidade entre 1.º de janeiro e 21 de maio  chegou a 6 mil, recorde histórico. O recorde anterior, de 5.866 registros, foi verificado em todo o ano de 2010.

Em uma semana, a quantidade de casos cresceu 18%, ante 13% na medição anterior.

Os bairros da zona oeste continuam sendo os que mais registraram aumento de notificações. No Jaguaré,  por exemplo, foram 57 notificações na última semana.  A taxa de incidência da doença no bairro é de 1.692 para cada 100 mil. A taxa é considerada alta pelo Ministério da Saúde quando o índice ultrapassa 300 casos para cada 100 mil.

Dos 96 distritos da cidade, 93 registraram transmissão da doença:  4 estão em nível de emergência para perigo de transmissão e outros 27 estão estado de alerta.

A taxa de incidência geral da cidade também aumentou e está em 53,4 para cada 100 mil habitantes. Semana passada, a taxa era de 45,3 para cada 100 mil.

A prefeitura promete realizar ações de combate aos criadouros do mosquito. De acordo com a secretaria, até o próximo domingo, 13 subprefeituras das zonas leste e norte receberão medidas de combate e nebulização. Na zona oeste, a estimativa é de que 3 mil imóveis sejam vistoriados até terça-feira.

Dengômetro

A BandNews FM,com a ajuda dos ouvintes, está mapeando as áreas com casos da doença. Para participar envie email para ouvinte@bandnewsfm.com.br.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos