Foco

Proposta de correção da tabela do IR passa por comissão

A comissão mista que analisa a Medida Provisória 634/2013, sobre isenção de impostos aos importadores de álcool, aprovou nesta terça-feira o relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), apresentado na semana passada. Por uma manobra do governo, o relator incluiu a atualização de 4,5% da tabela de base de cálculo do Imposto de Renda no texto, que segue para exame no plenário da Câmara.

O reajuste do IR foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff em pronunciamento no Dia do Trabalhador. O governo incluiu a mudança na medida provisória para acelerar sua votação, uma vez que a MP já tramitava no Congresso e tem que ser aprovada até o início de junho para não perder a validade.

A correção está de acordo com a meta inflacionária estabelecida pelo governo, mas está abaixo da projeção de 6,5% para 2014 feita pelo mercado. Com a correção, o limite de renda mensal isenta do imposto passa de R$ 1.787,77 para R$ 1.868,22 em 2015.

A aprovação da matéria também foi alvo de críticas da oposição no Senado. Segundo o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), o tema precisaria ser amplamente debatido.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos