Foco

ANS suspende mais 161 convênios e 36 operadoras

plano_de_saude
No total, 161 planos de 36 operadoras estão suspensos | Arquivo/Agência Brasil

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) anunciou ontem a suspensão da venda, por três meses, de 161 planos de saúde de 36 operadoras.  A medida vale a partir da próxima sexta-feira e foi tomada por descumprimento de prazos de atendimento, além de negativas indevidas de cobertura.

Do total, 132 planos foram suspensos a partir do novo ciclo de monitoramento da garantia de atendimento ao consumidor. Outros 29 já estavam com vendas proibidas e permaneceram na lista por não terem alcançado a melhoria necessária para serem liberados para venda. A lista completa pode ser acessada no site www.ans.gov.br.

Recomendados

Esse é o 9° ciclo de monitoramento anunciado pela agência, feito a cada três meses, há mais de dois anos. No ciclo atual, também foram reativados 82 planos de 35 operadoras.

Os 161 planos suspensos atendem 1,7 milhão de beneficiários. A medida, porém, não afeta o atendimento às pessoas que já usam os planos de saúde atingidos, apenas impede a inclusão de novos clientes.

As suspensões de planos são resultado de 13.079 reclamações recebidas entre 19 de dezembro de 2013 e 18 de março de 2014, a respeito de 513 operadoras. Desse total, a agência obteve 86,3% de resolução na mediação de conflitos, sem a necessidade de abertura de processos administrativos. “Com o monitoramento, estamos induzindo uma qualificação importante do mercado e do papel que as operadoras desempenham”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Em nota, a FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) defendeu critérios transparentes que reduzam as incertezas das operadoras no processo de apuração das reclamações dos usuários. O tema está sendo discutido em um grupo técnico criado pela ANS.

A entidade diz ainda que, no Brasil, o prazo para atendimento ao beneficiário na saúde privada é um dos mais restritivos do mundo.

operadoras com planos suspensos operadoras parcialmente liberadas

operadoras liberadas
suspensao-de-venda-de-planos620

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos