Foco

Brasil passa EUA em linhas telefônicas por habitantes

O Brasil superou os Estados em número de linhas telefônicas fixas e móveis por habitante. Segundo pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV-EAESP, o país atingiu penetração de 158%, enquanto nos EUA a densidade é de 156%. No ano passado, os dois países estavam empatados.

Leia também:

Confiança do consumidor cai em abril e tem menor nível desde 2009, diz FGV

Publicidad

“Há dez anos, se alguém dissesse que isso iria acontecer, eu mandaria internar. No Brasil temos hoje mais telefones do que nos EUA”, afirma Fernando Meirelles, coordenador do estudo.

Segundo a FGV, isso ocorre pela diferença de tarifação praticada nos mercados norte-americano e brasileiro. No Brasil, houve uma expansão da compra de celulares nas camadas mais baixas da população, impulsionada pela modalidade pré-paga. Além disso, cresceu o número de consumidores com linhas de celular de diferentes operadoras para aproveitarem promoções em ligações para a mesma prestadora.

A pesquisa também mostrou que existem 136 milhões de computadores e similares em uso em empresas ou domicílios brasileiros. Deste total, 18 milhões são tablets.

Isso significa que 67% da população brasileira conta com computador. O índice é superior à média mundial, de 49%, mas está bem abaixo da densidade nos Estados Unidos, de 128%.

Para este ano, a entidade estima que outras 24,8 milhões de unidades serão vendidas. O volume de computadores no Brasil deve chegar a 200 milhões em 2016, com um computador por habitante.

A comercialização de produtos como tablets e computadores manteve crescimento de 19% em 2013, com vendas de notebooks superiores a desktops. Os tablets, por sua vez, superam as vendas de notebooks.

De acordo com a pesquisa, no mês de maio, os tablets devem ser responsáveis por 40% das vendas.

Efeito Copa

Meirelles prevê ainda que o Brasil atinja neste ano a marca de uma televisão por habitante. Atualmente, 97% da população tem uma TV, média acima da mundial, de 72%. “Estamos muito perto do ‘um pra um’ e vamos ter um impulso nas vendas neste ano por causa da Copa do Mundo”, afirmou o professor. 

Publicidad
Siga-nos no:Google News

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias