Foco

Rússia, Ucrânia e UE podem se reunir na quinta-feira, diz ministro

Valentyn Ogirenko/Reuters
Yuri Prodan, ministri da Energia ucraniano, disse que Rússia, Ucrânia e UE podem se reunir na quinta-feira| Valentyn Ogirenko/Reuters

Rússia, Ucrânia, Eslováquia e a Comissão Europeia podem se reunir na quinta-feira em Bratislava para negociar uma possível solução para a crise de gás da Ucrânia, disse nesta quarta-feira o ministro da Energia ucraniano, Yuri Prodan.

Leia mais:

Recomendados

• Estados Unidos enviam tropas para leste europeu
• EUA oferecem ajuda de US$ 50 milhões à Ucrânia

«Há uma proposta do lado russo e da União Europeia para se realizar uma rodada de conversas de quatro lados», disse Prodan a jornalistas.

«Uma reunião em Bratislava dos quatro ministros está sendo considerada… mas até agora não há confirmação da Comissão Europeia.»

A estatal russa Gazprom afirmou que Kiev deve a ela 2,2 bilhões de dólares por gás já fornecido e está considerando requerer pagamentos adiantados para novos fornecimentos, aumentando o risco de a Rússia cortar o envio de gás.

O presidente russo, Vladimir Putin, fez um apelo aos líderes europeus para se juntarem na discussão sobre o fornecimento de gás russo via Ucrânia à Europa, onde a Rússia tem quase um terço da demanda por seu gás.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos