Brasil

Justiça aceita denúncia contra doleiro Alberto Youssef

A Justiça Federal do Paraná aceitou ontem denúncia contra sete pessoas acusadas pelo MPF-PR (Ministério Público Federal) de contratos fraudulentos de importação. Entre elas está o doleiro Alberto Youssef, que está preso desde março, quando foi deflagrada a operação Lava Jato da PF (Polícia Federal). Agora, ele passa a ser réu nesse processo. Novas decisões devem sair entre hoje e amanhã.

ANÚNCIO

Além de Youssef, Carlos Alberto Pereira da Costa, Leandro Meirelles, Leonardo Meirelles, Pedro Argese Junior, Esdra de Arantes Ferreira e Raphael Flores Rodriguez são acusados de constituir organização criminosa, operar sem a devida autorização da instituição financeira, evasão de divisas e sonegação de informação ou prestação de informação falsa em contrato de câmbio. Youssef e Costa ainda responderão por lavagem de dinheiro.

Alberto Youssef é acusado de comandar o esquema que, em sete estados, teria movimentado R$ 10 bilhões no mercado ilegal de câmbio, segundo a investigação  de nove meses da Polícia Federal.

Recomendados

De acordo com a PF, eles teriam lavado dinheiro de operações de tráfico internacional de drogas, extração e contrabando de pedras preciosas, corrupção de agentes públicos, além de desvios de recursos públicos.

O coordenador da operação Lava Jato, Márcio Anselmo, explicou à época que os acusados “simulavam uma importação para empresas de fachada no exterior, que também eram deles, e remetiam o valor para os  destinatários finais”.

Foram identificadas mais de 100 empresas de fachada. A maioria usava uma rede de lavanderias e de postos de combustíveis para realizar a lavagem de dinheiro.

Outros acusados

Também foram denunciados Paulo Roberto Costa, que é ex-diretor de Abastecimento da Petrobras – acusado de tentar destruir provas durante a apuração da denúncia–, Carlos Alexandre de Souza Rocha, Rene Luiz Pereira, Sleiman Nassim el Kobrossy, Maria de Fátima Stocker, Carlos Habib Chater, André Catão de Miranda, Raul Henrique Srour, Rodrigo Henrique Gomes de Oliveira Srour, Rafael Henrique Srour, Valmir José de França, Maria Lucia Ramires Cardena, Maria Josliene da Costa, Ariana Azevedo Costa Bachmann, Shani Azevedo Costabachmann, Marcio Lewkowicz e Humberto Sampaio de Mesquita.

Tags

Últimas Notícias