Foco

Carro-bomba explode em Atenas e deixa Grécia em alerta

A explosão de um carro-bomba em frente ao banco da Grécia, no centro da capital Atenas, provoca grandes danos materiais e coloca o país em alerta. Ninguém ficou ferido no atentado, cuja autoria não foi reivindicada.

ANÚNCIO

Segundo autoridades locais, o veículo – roubado no domingo – carregava 75 quilos de explosivos.

A explosão acontece no mesmo dia em que a Grécia retorna ao Mercado Internacional de Títulos, após quatro anos de ausência. O retorno foi considerado um «sucesso» ao superar em pelo menos oito vezes a oferta, afirmou o vice-primeiro-ministro do país. «A resposta dos mercados foi estimulante, os mercados escolheram a Grécia», disse Evangelos Venizelos, que também ocupa o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Venizelos afirmou que a taxa de juros para a operação de 2,5 bilhões de euros «será melhor, ou pelo menos igual, a da Irlanda ou Portugal», outros dois países que também receberam ajuda financeira internacional e retornaram recentemente aos mercados da dívida. O porta-voz do governo afirmou que a Grécia espera captar 3 bilhões de euros na operação, que tem uma taxa de juros de menos de 5%.

Crise

A última operação grega com títulos a cinco anos havia acontecido em fevereiro de 2010, com uma taxa de juros de 6,1%. Desde então, o país emitia apenas bônus a curto prazo.

A Grécia foi a primeira vítima da crise da dívida na zona do Euro, no fim de 2009. Sem conseguir obter financiamento com credores privados, teve que recorrer a resgates internacionais da UE (União Europeia), do BCE (Banco Central Europeu) e do FMI, que chegaram a 240 bilhões de euros. Isso permitiu evitar a falência do país, o que teria ameaçado a própria existência do euro.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias