Brasil

PF inicia operação de combate ao tráfico internacional de drogas

Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal iniciou a Operação Panóptico, de combate ao tráfico internacional de drogas.

ANÚNCIO

Com o apoio da Brigada Militar, policiais federais cumprem 23 mandados de prisão de 18 de busca e apreensão nas cidades gaúchas de Porto Alegre, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Campo Bom, Estância Velha e Farroupilha.

A investigação, iniciada em 2013, identificou que uma facção criminosa com base no Rio Grande do Sul estava associada ao narcotraficante brasileiro conhecido pelo apelido de ‘Pavão’, detido no Paraguai. A intenção do grupo era abastecer pontos de droga na Capital, região do Vale dos Sinos e Santa Cruz do Sul.

Recomendados

Apesar da distancia geográfica, mantinham contato frequente com ‘Pavão”, que gerenciava o envio de drogas para o RS.

Ao longo de dois anos de investigações, foram presas 33 pessoas, apreendida 1,2 tonelada de drogas, R$ 165 mil em dinheiro, 24 veículos – entre eles um motor home -, um colete à prova de balas, diversas armas de calibre restrito, inclusive um fuzil AR-15, sete pistolas 9mm e uma submetralhadora.

A quadrilha, após várias interceptações de carregamentos de drogas pela Polícia Federal, chegou a planejar a utilização de um avião para o transporte de 200 kg de cocaína, que seriam arremessados em uma residência em Mostardas, no extremo leste do Estado gaúcho.

Durante a operação, os traficantes presos que continuavam atuando no tráfico de drogas dentro de presídios gaúchos e paraguaios também foram monitorados.

Tags

Últimas Notícias