Foco

Casa Branca repreende Israel por comentários impróprios e causa polêmica

John Kerry visitou Roma, na Itália, ontem | Pablo Martinez/Reuters
John Kerry visitou Roma, na Itália, ontem | Pablo Martinez/Reuters

A Casa Branca condenou nesta terça-feira os comentários críticos que teriam sido feitos pelo ministro da Defesa de Israel ao secretário de Estado norte-americano, John Kerry. O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, reagiu a relatos de que o ministro israelense, Moshe Yaalon, disse que a busca de Kerry pela paz no Oriente Médio é “motivada por uma obsessão incompreensível e um sentimento messiânico”.

“Questionar os motivos do secretário Kerry e distorcer suas propostas não é algo que esperaríamos do ministro da Defesa de um aliado próximo”, disse Carney.

Mais cedo, Jen Psaki, porta-voz do Departamento de Estado, divulgou um breve comunicando com uma rara reprimenda ao aliado. “Os comentários do ministro da Defesa (Moshe Yaalon), se precisos, são ofensivos e inapropriados, especialmente diante de tudo que os EUA estão fazendo para apoiar as necessidades de Israel”, disse Psaki.

Recomendados

A porta-voz fez o comentário depois que um jornal israelense publicou que o ministro Yaalon teria dito que não poderia ensina nada ao secretário John Kerry sobre o conflito entres israelenses e palestinos.

Psaki divulgou a resposta em Roma, onde Kerry fez uma breve parada antes de ir para o Kuweit. “O secretário Kerry e a sua equipe têm trabalhado dia e noite para tentar promover uma paz segura para Israel”, acrescentou.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos