Estilo de Vida

4 dicas essenciais para prevenir doenças de pele causadas pelas mudanças climáticas

Problemas de pele? Veja como as mudanças climáticas podem estar afetando você

Dermaland
Mudanças climáticas e pele Mudanças climáticas e pele

Sofre com erupções cutâneas durante os meses de verão e com pele seca no inverno? Você não está sozinho(a) ao enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, que estão gradualmente tendo consequências adversas para a população, gerando uma série de problemas de pele que ainda exigem maior conscientização.

Ao longo dos anos, temos visto a Terra aquecer cada vez mais como resultado da atividade humana excessiva, causada pela queima de combustíveis fósseis que geram emissões de gases de efeito estufa, levando ao aumento das temperaturas e impactando a saúde pública de diversas maneiras.

Cuidado de la piel
Cuidados com a pele Pexels

Em entrevista, a Dra. María Guadalupe Ortiz, dermatologista e porta-voz da Dermaland, falou sobre a importância de cuidar da pele para evitar os efeitos das mudanças climáticas e ofereceu algumas recomendações para adaptá-las à nossa rotina diária.

“Parte dessa mudança, desse dano à camada de ozônio, que nos trouxe um aumento maior na radiação solar, provocou uma série de eventos. E alguém poderia dizer: ‘Bem, estou tranquilo porque, bem, ao nível da praia é quando recebo mais sol’, mas acontece que a altitude acima do nível do mar também é um fator muito importante nessas mudanças e no início desse dano”, explicou a Dra. Guadalupe Ortiz.


Cuidado de la piel
Cuidados com a pele Pexels

Além disso, ele explicou que é justamente a altitude em relação ao nível do mar, que raramente é discutida e onde falta uma cultura de prevenção:

“Talvez na praia tenhamos mais tempo de exposição, estejamos mais expostos, mas em algumas cidades, como a Cidade do México, por exemplo, falando de um lugar que tem uma altitude considerável, mais de 2000 metros acima do nível do mar, acontece que a radiação nos atinge mais diretamente e, portanto, podemos ter, secundariamente aos efeitos que chamamos de radiação ultravioleta, que são parte do que causa mudanças graduais no nível de nossas células.”

A especialista em dermatologia explicou que são justamente essas ações para combater o calor que começam a gerar problemas de pele, por exemplo:

“Com esse calor, podemos estar usando mais coisas para nos refrescar, para nos desidratar. Ligamos os aparelhos de ar condicionado em temperaturas mais baixas para nos ajudar a controlar esse calor intenso, o que, por outro lado, acaba ressecando nossa pele.”

Cuidado de la piel
Cuidados com a pele Pexels

Ela explicou que essas medidas, tomadas para evitar o calor, causam efeitos colaterais na pele que podem persistir até o inverno:

“As mudanças climáticas podem causar alterações na pele, que variam desde o aparecimento de manchas brancas em áreas expostas, ressecamento, coceira e sudorese, o que pode levar à irritação e à proliferação de bactérias e fungos, como a Candida, devido à umidade persistente”.

Embora o tratamento dependa do tipo de pele do paciente, é importante consultar um dermatologista para um cuidado personalizado, explicou a Dra. Guadalupe Ortiz.

Cuidado de la piel
Cuidados com a pele Pexels

Ela listou algumas recomendações para prevenir doenças de pele resultantes das mudanças climáticas, como: usar roupas que cubram os braços, de preferência de algodão; usar protetor solar; tomar medidas físicas como usar chapéus e guarda-chuvas; aplicar creme hidratante ao usar aparelhos como ventiladores ou ar-condicionado; e evitar usar leggings ou roupas esportivas que não permitam a transpiração.

LEIA TAMBÉM:

Horóscopo semanal do amor: Previsões para Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes até 21 de novembro de 2025

Recessão amorosa? Por que há menos casais e mais pessoas solteiras?

O guru mandou avisar para os signos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer

4 recomendações para cuidar da sua pele de acordo com as novas necessidades climáticas

Embora seja impossível controlar o clima, existem algumas recomendações que podem ser levadas em consideração para prevenir problemas de pele, como:

  1. Cuide da sua rotina de limpeza: Inclua uma limpeza profunda na sua rotina diária pelo menos duas vezes ao dia para remover vestígios de sujeira e bactérias.
  2. Saiba o que sua pele precisa: Escolha produtos de limpeza suaves e identifique as necessidades da sua pele em cada estação para garantir que você esteja usando os ingredientes, as quantidades e a hidratação adequadas.
  3. Use sempre protetor solar: Lembre-se de que o protetor solar deve ser reaplicado a cada 4 horas em todo o corpo, especialmente nas áreas mais expostas, como rosto, pescoço, braços e couro cabeludo.
  4. Consulte um especialista em saúde: cada pele é diferente e o tratamento necessário para o seu cuidado deve ser personalizado.

Últimas Notícias