Estilo de Vida

Ronco não é normal: especialistas explicam como identificá-lo e medi-lo com tecnologia

Preste atenção, os novos smartwatches podem ajudar

Gentileza
Sono

Detectar distúrbios do sono, como ronco e apneia, é crucial para prevenir outras doenças graves decorrentes da falta de oxigênio no cérebro. Embora para muitos seja um hábito que pode ser simplesmente incômodo, especialistas explicam que o ronco não é normal e pode ser um sinal de problemas como a apneia obstrutiva do sono. Detectá-lo e medi-lo é fundamental para evitar consequências como hipertensão, sonolência diurna ou até mesmo risco cardiovascular.

O Dr. Ignacio Gutiérrez, neurologista especialista da Clínica Somno, explica que “o ronco persistente é um sinal de alerta. Quando combinado com pausas na respiração durante a noite, pode ser um indicador de apneia do sono, uma condição grave que requer atenção médica”.

Por isso, Gutiérrez recomenda exames preventivos e até mesmo a utilização de um dispositivo como um smartwatch que ajude a registrar esses eventos, com o objetivo de obter um diagnóstico mais precoce e oportuno.

Homem roncando
5 dicas simples para você não roncar NUNCA MAIS Imagem: Pexels

Tecnologia a Serviço do Bem-Estar

Hoje em dia, quem deseja monitorar com precisão seus padrões de sono pode fazê-lo diretamente do pulso. No caso da Samsung, o Galaxy Watch 8 incorpora um sensor BioActive de última geração, que registra variações na oxigenação do sangue, frequência cardíaca e qualidade do sono, identificando alterações compatíveis com ronco ou apneia do sono.


Gentileza
Sono

“O Galaxy Watch8 fornece dados compreensíveis e relevantes que ajudam as pessoas a se tornarem mais conscientes sobre o seu sono. Queremos que os usuários possam usar essas informações para conversar com um especialista e melhorar sua qualidade de vida”, afirma Bruno Bernal, porta-voz da Samsung.

LEIA TAMBÉM:

Um estudo chinês revela o “truque” mais simples para perder peso: o poder dos vegetais crus

Horóscopo semanal: Previsões para os signos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer até 19 de setembro de 2025

Estudo diz que seu nome pode estar sabotando sua busca por emprego

O tratamento do ronco começa com o mais simples: manter um peso saudável, evitar o consumo de álcool à noite e manter a higiene do sono com monitoramento contínuo. Mas quando o problema se torna recorrente, recomenda-se uma avaliação em um centro especializado como a Clínica Somno, onde tratamentos que vão desde dispositivos auxiliares até terapias médicas personalizadas podem ser definidos.

Últimas Notícias