No Japão, tirar um cochilo durante o dia de trabalho tem um nome: inemuri, que significa literalmente “dormir enquanto se está presente”.
Clique aqui para receber as notícias de saúde, moda e beleza pelo WhatsApp
Embora possa parecer surpreendente, dormir no trabalho não é apenas bem visto, é valorizado. Essa prática atua como um sinal inconsciente de que a pessoa trabalhou tanto que mal consegue se manter acordada e, em vez de se culpar por isso, o esforço é reconhecido.

Microcochilos que recarregam sua energia
Inemuri não é um cochilo longo e planejado; são micropausas de apenas alguns minutos, geralmente tiradas na cadeira do trabalho ou no transporte público. E não é apenas uma tradição, porque a ciência o comprova. Cochilos curtos, de 7 a 30 minutos, melhoram a concentração e a memória, reduzem o estresse e estimulam a criatividade.
Você não é preguiçoso, você está apenas cansado
No Ocidente, dormir no trabalho é frequentemente percebido como falta de profissionalismo ou até mesmo preguiça. No Japão, é exatamente o oposto, porque parecer exausto é um símbolo de comprometimento. Quando um funcionário adormece no seu posto sem perder a aparência de estar atento, significa que trabalhou tanto que merece aquele pequeno descanso.
Mas preste atenção: nem todos podem se dar ao luxo de praticar Inemuri sem consequências, porque isso não é desculpa para relaxar. Geralmente, é bem visto se a pessoa que o faz tiver um certo cargo, reputação ou tempo de serviço na empresa. Em outras palavras, é uma prática mais aceita para um executivo sênior do que para um recém-chegado, porque este último, na verdade, deve ganhar seu sustento.
Seria uma lição valiosa para todos
Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa encontrar maneiras saudáveis de descansar sem culpa. O Japão já oferece um modelo: esses microcochilos que respeitam o ambiente de trabalho. Ideias semelhantes já estão sendo adotadas em empresas ocidentais, como as zonas de cochilo no Vale do Silício, por exemplo, inspiradas no Inemuri.
LEIA TAMBÉM:
A palavra que guia a intuição de cada um dos 12 signos
Horóscopo Chinês: 3 signos que devem controlar melhor suas despesas antes do final de 2025
Os signos do Horóscopo Chinês que viverão mudanças e aventuras transformadoras este ano
Você consegue imaginar ir tão longe que tudo o que você precisa é fechar os olhos por alguns segundos? Isso é Inemuri, um pequeno ato humano que nos lembra que somos seres com limites. Esse costume nos permite reconhecer que estamos dando o nosso melhor e que merecemos uma pausa. É como dar uma ajudinha ao seu sistema nervoso.

