Não é de hoje que diversas regiões do país estão registrando temperaturas bastante elevadas, não é mesmo? Isso porque o verão, caracterizado por ser a estação mais quente do ano, ainda não acabou.
E o calor intenso da estação pode causar um aumento natural na produção de oleosidade da pele, especialmente para quem tem pele acneica. No entanto, isso não é motivo para ficar trancado em casa durante os dias quentes.
Por isso, a dermatologista e gerente médica da Mantecorp Skincare, Dra. Carla Presti, compartilha algumas dicas importantes para uma rotina de cuidados para manter a pele limpa, protegida e saudável.
Para começar, é preciso entender a razão pela qual é necessária uma boa rotina para peles oleosas e acneicas no verão. “A exposição solar estimula a produção de sebo e pode obstruir os poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas”, diz a profissional.
“Além disso, o excesso de suor e o uso de produtos inadequados podem agravar o quadro. Por isso, é fundamental adotar uma rotina de cuidados específica para essa condição”, completa.
Rotina de cuidados
Limpeza adequada
Uma boa rotina começa com a limpeza e esse momento pode parecer um passo simples, mas para quem tem pele acneica, é quase como um ritual de autocuidado.
“Comece e termine o dia com um produto que limpe a pele sem agredir. O ideal é optar por um gel de limpeza que controle a oleosidade sem ressecar. Afinal, ninguém merece sentir o rosto “repuxando”, não é?”, comenta a dermatologista.
Hidratação equilibrada
“Uma pele bem hidratada mantém sua barreira de proteção intacta e evita o famoso efeito rebote, já que a falta de hidratação faz a pele produzir ainda mais oleosidade. A dica é apostar em fórmulas leves, oil-free e com ingredientes que acalmam e nutrem”.
Proteção solar indispensável
“Protetor solar é um item que não pode faltar na rotina, então sempre tenha um na bolsa, na necessaire ou até no bolso da roupa!”, ressalta, “mas a escolha do produto certo faz toda a diferença; o ideal é um protetor solar com toque seco, que protege contra os danos do sol enquanto controla a oleosidade e o brilho”, completa Dra. Carla.

