Estilo de Vida

Um homem pode mudar por amor? O que dizem os psicólogos e você deve saber a respeito

É fundamental compreender que a promessa de mudança tem limite de tempo e nem todos os homens são capazes de fazê-lo por amor

Um homem pode mudar por amor?

A ideia de que as pessoas podem mudar certos hábitos é apoiada por numerosos estudos e embora a possibilidade de mudança esteja sempre presente, não implica necessariamente que seja aconselhável num cenário de relacionamento, especialmente em quem quer que o seu homem mude por amor e. para o bem do relacionamento.

É fundamental compreender que a promessa de mudança tem limite de tempo. Pessoas que realmente desejam mudar agem em vez de apenas prometer. Portanto, em situações de violência ou abuso, físico ou emocional, é fundamental procurar ajuda e afastar-se, em vez de esperar que o casal mude.

Pareja no te besa ni te habla
Casal Pedir a alguém para abrir mão de sua identidade não é saudável para o relacionamento (Becca Tapert/Unplash)

Os homens podem mudar por amor, segundo especialistas?

A verdadeira questão reside em saber se é conveniente ou saudável pedir ao nosso parceiro que modifique aspectos que não gostamos. É fundamental encontrar um equilíbrio entre quais aspectos são negociáveis, respeitando a individualidade e a identidade do outro na relação.

É fundamental lembrar que as mudanças devem ser pessoais, intrínsecas e suscitadas pelo próprio indivíduo, apontam os psicólogos.


El deseo se puede recuperar a través de la alquimia sexual.
Casal Se há algo que incomoda o casal, o desejo de evitar causar desconforto pode motivá-los a fazer ajustes benéficos para a convivência (Imagen de Freepik)

É possível que um homem mude o seu comportamento, mas isso requer um compromisso sincero e um esforço contínuo e só acontece quando ele reconhece os seus problemas e aborda consistentemente os seus padrões de comportamento.

Ou seja, é importante que a decisão de mudar venha da autorreflexão sobre o impacto que determinados comportamentos têm no relacionamento. Se há algo que incomoda o casal, o desejo de evitar causar desconforto pode motivá-los a fazer ajustes benéficos para a convivência.

Neste sentido, é fundamental distinguir entre mudanças quotidianas que melhoram a comunicação e a interação do casal e mudanças que afetam a própria essência da personalidade do casal. Pedir a alguém para abrir mão de sua identidade não é saudável para o relacionamento.

Em casos de toxicidade ou dominação por parte do parceiro, é preciso agir com determinação ao invés de esperar por uma mudança que pode não acontecer.

Últimas Notícias