Estilo de Vida

Mês dos Namorados: ciência aponta 3 formas de aumentar a intimidade com o parceiro e ter tempo de qualidade

Saiba fazer valer a pena o tempo que você divide junto com o parceiro!

rep
Mês dos Namorados: ciência aponta 3 formas de aumentar a intimidade com o parceiro e ter tempo de qualidade (Reprodução/Amazon Prime Video)

Na medida em que aspectos de intimidade vão aumentando dentro de um relacionamento amoroso, a dinâmica do casal ganha ainda mais forma e consistência para sobreviver longas datas. Para isso acontecer, é importante não desperdiçar o tempo juntos, sendo necessário usar a convivência para ter tempo de qualidade.

ANÚNCIO

“Sabemos que passar tempo com nosso outro significativo é importante. No entanto, é crucial entender que existe uma distinção entre ‘tempo em quantidade’ e ‘tempo em qualidade’. Tempo de qualidade é dar atenção total ao seu parceiro, esteja você caminhando, assistindo a um filme ou simplesmente sentados juntos. Esta é uma parte importante de qualquer relacionamento e é necessária para manter a intimidade”, afirma o especialista em instintos sociais e PhD, Mark Travers, ao portal Psychology Today.

Com base na mesma fonte, em especial para o mês em que é comemorado o Dia dos Namorados, abaixo você confere três dicas com base na ciência para fazer o tempo o tempo gasto com seu parceiro realmente valer a pena.

1 – Faça valer à pena seu “oi” e o seu “até logo”

Gestos simples como dizer um “olá” e “até logo” de forma calorosa ao parceiro fazem toda a diferença. Tais sinais acabam marcando a vida do parceiro de forma positiva.

“O psicólogo John Gottman, do The Gottman Institute, sugere um beijo de seis segundos. Um beijo consciente, diz ele, tem vários benefícios, incluindo redução dos níveis de estresse, construção de um ritual de conexão e aumento da admiração mútua”, diz Travers.

Leia mais:

2 – Saiba brincar com seu parceiro

“Um estudo clássico publicado no Journal of Social and Personal Relationships descobriu que a quantidade de tempo que um casal passa junto não desempenha um papel central na manutenção do relacionamento por si só. No entanto, o que você faz quando passa um tempo juntos como casal reflete o nível de satisfação em um relacionamento”, aponta Travers.

ANÚNCIO

É importante que o casal aprofunde sua conexão por meio de lazer e qualidade em sua dinâmica. Procure brincadeiras e interações que ambos sintam prazer em realizar.

3 – Faça sexo pelo menos uma vez na semana

Para casais que já vivem a atividade sexual, é importante não deixar que isso se perca no meio do caminho. Embora deva ser espontâneo, reservar um tempo com o parceiro – principalmente em casos que o contato é limitado – faz total diferença para um tempo de qualidade.

“Embora não seja uma regra rígida, um estudo publicado na Social Psychological and Personality Science descobriu que casais que fazem sexo pelo menos uma vez por semana ficam mais satisfeitos em seu relacionamento do que casais que fazem menos sexo”, observa Travers.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias