Estilo de Vida

Dormir com seu animal de estimação traz muitos benefícios para a saúde de ambos

Ouvir sua respiração pode ser relaxante

Las mascotas también son parte de nuestra familia
Dormir com seu animal de estimação pode trazer benefício a ambos Freepik (Freepik)

As pessoas que têm animais de estimação em suas casas vivem de forma diferente daquelas que não têm. Desde a disposição dos móveis e roupas até a forma como se alimentam e dormem, tudo muda com um cachorro ou gato que convive sob o mesmo teto, e isso traz, de acordo com especialistas, benefícios para a saúde.

De acordo com Kwane Stewart, o famoso veterinário que ajuda os animais de rua, dormir com seu animal de estimação pode trazer tanto benefícios quanto situações adversas para a sua saúde.

Dormir com o animal de estimação na mesma cama é um luxo para aquelas pessoas que apreciam a companhia dos animais, pois para elas é relaxante ouvir a respiração de um membro importante de sua família.

Por outro lado, essa prática também pode trazer certas modificações à saúde, já que os pelos de cães e gatos podem afetar a respiração de crianças, sendo recomendado que durmam em quartos separados e limitar um pouco o contato em caso de problemas como a asma.

Benefícios

  • Proteção: dormir com um animal de estimação pode oferecer a sensação de segurança. Os sentidos dos animais são muito mais aguçados do que os das pessoas, então eles estarão alertas para qualquer ameaça ou situação de perigo. O veterinário George Melillo aponta que "um animal de estimação pode latir ou se inquietar se ouvir sons incomuns em casa ou se cheirar algo estranho".
  • Depressão: a interação com animais de estimação está associada ao alívio de muitos problemas mentais. Os especialistas afirmam que reduz o hormônio do estresse (cortisol) e estimula o do bem-estar (ocitocina). "O animal de estimação proporciona conforto e estabilidade", diz a veterinária Ambika Vaid sobre o ato de dormir com eles, especialmente se for uma pessoa que vive sozinha.
  • Cobertor: dormir com um animal de estimação pode ser uma excelente maneira de manter seus pés aquecidos nas noites de inverno.
  • Bem-estar animal: outro benefício de compartilhar a cama com nosso animal de estimação é que é um benefício para eles. O veterinário Dwight Alleyne destaca que essa prática pode trazer ao nosso cão ou gato os mesmos benefícios que a nós.

Contra

  • Lesões: alguns cães grandes ou que sofrem de problemas de saúde como artrite são propensos a sofrer algum tipo de lesão ao pular para subir ou descer da cama. Se caírem enquanto dormem ou tiverem convulsões, também é algo a ser considerado. Quanto aos gatos, dependendo da idade, pode ser um problema para eles subir ou descer da cama com o passar dos anos, por isso é melhor não acostumá-los.
  • Parasitas: os animais de estimação que estão acostumados a passear, estar em contato com outros animais ou passar muito tempo no quintal de nossa casa são mais propensos a ter pulgas e carrapatos. Isso se tornará um grande problema se dormirmos com eles, pois podem afetar nossa saúde.
  • Qualidade do sono: um fator muito importante tem a ver com a forma como nosso animal de estimação dorme. Algumas ocupam muito espaço na cama, outras se movem constantemente ou acordam facilmente. Dessa forma, elas podem estar interferindo no descanso adequado do nosso organismo, algo que com o tempo notaremos mais facilmente.
  • Asmas e alergias: o contato tão próximo e prolongado pode aumentar os sintomas em pessoas com alergias ou asma. A saliva e a caspa dos animais de estimação ficam na nossa cama e aderem aos lençóis, por isso é melhor evitar essa prática.
  • Germes: outro motivo para não permitir que nosso animal de estimação suba na nossa cama está relacionado com os germes que ele pode transportar em suas patas e pelagem, especialmente se forem animais que passam muito tempo em jardins, passeando ou em contato com outros.

Últimas Notícias