A canela é a casca interna do caneleiro (Cinnamomum verum). Juntamente com o cardamomo e a pimenta, foram as primeiras especiarias a serem utilizadas na região do Mediterrâneo. Ela é principalmente utilizada como aromatizante em pratos doces e salgados.
Além disso, é ideal para adicionar a bebidas quentes como leite, café ou chocolate, definitivamente fazem uma combinação perfeita.

No entanto, esta especiaria não só tem utilidade gastronômica, mas também gera múltiplos benefícios para a saúde. Vamos ver alguns deles a seguir.
Benefícios da canela
De acordo com o ‘Portal Hola Doctor’, aqui estão apenas algumas das vantagens de consumir a super especiaria:
A canela tem altos níveis de magnésio, ferro, cálcio e é rica em polifenóis (poderosos antioxidantes naturais). Estes aumentam a sensibilidade das células à ação da insulina, o que favorece a regulação dos níveis de açúcar no sangue.

Efeitos anticancerígenos
A canela pode ajudar a reduzir a taxa de crescimento de células cancerígenas. Acredita-se que a ação de seu óleo literalmente mata de fome as células cancerígenas. Além disso, seu rico conteúdo de antioxidantes oferece proteção contra a ação dos radicais livres, moléculas instáveis que afetam as estruturas celulares saudáveis.
Cuida da saúde mental
O cinamaldeído, composto orgânico responsável pelo sabor e aroma característico da canela, pode ajudar a inibir o acúmulo no cérebro da proteína tau, associada à doença de Alzheimer. Esse mecanismo também está associado à proteção contra o estresse e o dano oxidativo.

Reduz o colesterol
Uma dose de 1 a 6 g de canela por dia adicionada aos alimentos é suficiente para diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre porque influencia no metabolismo dos carboidratos, favorecendo a circulação sanguínea.

