Faz mais de uma semana que 2024 começou, e ainda em muitas casas se desfruta da comida requentada, mas você sabia que requentar a comida repetidas vezes pode ser perigoso para a saúde e até mesmo causar envenenamento e, em casos extremos, ser o início de um câncer?
O chef Alex Padilla assinalou que é um costume muito perigoso.
“É que no México preparamos uma quantidade tão grande de comida para a ceia de Natal e para despedir do ano velho que é surpreendente. Em 90% dos casos, sempre sobra comida demais que nos recusamos a jogar fora e consumimos quase todos os dias”, expressou.
É aí, acrescentou, que vem o problema.
"Há alimentos como carne vermelha, frango, peixes e frutos do mar, cujas propriedades podem ser modificadas a ponto de se tornarem alimentos tóxicos e provavelmente causarão envenenamento", destacou Padilla. "Também não é bom reaquecer o arroz, pois ele contém uma quantidade mínima de bactérias que podem ser imunes ao processo de cozimento".
Padilla disse que como resultado de um mal cozimento ou de um reaquecimento persistente, as bactérias se multiplicam e causam dor de estômago e até mesmo vômito e diarreia.
Os casos extremos são espinafre, beterraba ou aipo. A reaquecimento pode fazer com que o nitrato contido nesses vegetais se torne tóxico e possa causar câncer.
“O micro-ondas é um grande aliado na cozinha, mas às vezes não aquece os alimentos de forma uniforme e é quando surge o problema bacteriano. É melhor fazer o processo no fogão ou, se formos usar o micro-ondas, devemos usar recipientes apropriados para este aparelho. É importante não usarmos qualquer objeto de plástico, pois ele pode derreter e contaminar a comida, tornando-se perigoso”.
O chef indicou que também é uma boa ideia deixar a comida descansar por alguns segundos no micro-ondas.
“Não retire imediatamente assim que o processo de aquecimento terminar. É melhor deixar a comida descansar por cerca de 20 a 30 segundos, permitindo que o calor gerado possa cobrir perfeitamente os alimentos”.
Recomendações
1.- Não aqueça os alimentos mais de três vezes. O mais adequado é descartar o que já está há vários dias na geladeira.
2. - Utilizar o micro-ondas de forma eficiente utilizando recipientes adequados para este eletrodoméstico.
3.- Se for usar plástico ou papel, também é importante garantir que sejam adequados para isso.
4.- Nunca reaquecer peixes ou frutos do mar.
5.- A carne e o frango devem ser manuseados com muito cuidado. De preferência, devem ser consumidos totalmente ou, no máximo, reaquecidos uma única vez.

