“Errar é humano, mas perseverar (no erro) é burrice”. A frase histórica simplifica tudo: Não importa se erramos, o que realmente importa é saber aceitar, aprender com isso e superar para que, na medida do possível, possamos evitar no futuro.
Os erros na vida diária e especialmente no trabalho são mais do que normais, no entanto, também é verdade que podem ser particularmente desconfortáveis. Na verdade, além de ter que consertar para que não se torne um problema para a empresa, também é preciso ter coragem para se desculpar com o chefe e os colegas.
Dicas para superar os erros no trabalho
Meg Arroll, psicóloga, cientista e autora da abordagem AAA, explica que "para melhorar nossa saúde mental, muitos de nós vamos diretamente para a ação e utilizamos uma variedade de técnicas, mesmo antes de estabelecer as bases psicológicas essenciais. Por isso, é bom estruturar um método que funcione em todos os tipos de situações, com um processo simples e prático".

O método do triplo A consiste em:
- Admitir. É simplesmente uma questão de aprender a reconhecer os erros. Por ego ou vergonha, às vezes pode ser difícil admitir as próprias faltas e ainda mais diante de um superior. Se souber exatamente onde esteve o erro (não terminar uma tarefa importante a tempo, enviar um e-mail muito tarde, faltar a uma reunião...), é preciso dizer.
- Aceitar. É preciso estar ciente das consequências do erro. O bom funcionamento da empresa foi colocado em risco? Algum dos colegas chegou atrasado por sua culpa? Você feriu emocionalmente alguém? É necessário pensar no que resultou do próprio erro. Isso permitirá dar um passo atrás na situação e mostrar empatia genuína ao pedir desculpas.
- Agir. “Agora é hora de falar sobre o que vamos fazer para consertar as coisas. Não se trata apenas de pedir desculpas, trata-se de demonstrar que você realmente quer melhorar a situação”, destaca o especialista. “Se você fizer as coisas corretamente, não há razão pela qual a situação não possa melhorar”, explica Arroll.

