Estilo de Vida

Fisiculturista de 80 anos diz que está entusiasmada com mulheres ‘mais velhas e mais fortes’

Janice Lorraine alcançou o auge do fisiculturismo e se tornou embaixadora das mulheres que desejam permanecer em forma na terceira idade

Reprodução
Reprodução

Quando observei uma velha lutando para se locomover, decidi começar a levantar pesos.

ANÚNCIO

Ela estava tentando sair desesperadamente de um carro. Seus braços e pernas eram tão finos e seu corpo também. Ela estava apoiada em sua pessoa de apoio, arrastando os pés até um prédio próximo à minha academia.

Lembro-me de dizer para mim mesmo: não vou ser como ela, não vou!

Na época eu tinha 56 anos, me aposentei e só fazia aulas de aeróbica.

Embora eu tivesse decidido me aventurar na sala de musculação, naquela época era um lugar apenas para homens. Muitos não estavam muito felizes por ter uma mulher em seus domínios.

Mas um homem percebeu que eu tinha a intenção de aprender e se ofereceu para me ensinar. Após 12 meses treinando com ele, ele me convidou para participar de uma competição de fisiculturismo em Sydney.

Surpreendentemente, ganhei!

ANÚNCIO

Lidando com o julgamento

Reprodução
Reprodução

As reações ao meu novo modo de vida foram variadas. Algumas pessoas me julgam, mas meu parceiro David só tem me apoiado.

Ele é 23 anos mais novo que eu, estamos casados há 33 anos e nunca estive tão feliz. Mas há pessoas próximas a mim que ainda criticam a nossa união.

Na minha opinião, aqueles que desejam julgar como os outros vivem são os infelizes. Eles perdem a oportunidade de viver as próprias vidas.

Não estou incomodado com essas pessoas. Pelo contrário, fico triste por quem julga e faz tão pouco.

Competi dos 56 aos 80 anos e tem sido uma aventura maravilhosa até agora. Atualmente sou a fisiculturista natural feminina mais velha do mundo.

LEIA TAMBÉM: Emoções à flor da pele: idosos de abrigo realizam sonho e visitam estádio do Corinthians pela primeira vez

Viajei de Las Vegas e Hollywood para o Havaí, Grécia, Dubai, Phuket e Praga, entre outros lugares. Também participei de competições locais no ACT, Queensland, NSW e Victoria.

E no título mundial em Praga, em novembro passado, ganhei.

Permanecendo forte na terceira idade

Reprodução
Reprodução

O que tornou este título tão emocionante para mim foi o fato de eu ter completado 80 anos poucos dias antes da competição. Isso me torna a primeira mulher no mundo a competir internacionalmente no fisiculturismo natural aos 80 anos.

Muitos jovens atletas foram fotografados comigo em Praga, todos dizendo: “Você é a nossa inspiração”. Adoro que meus esforços sejam genuinamente motivadores de atletas de muitas faixas etárias e países.

Sinto-me extremamente feliz por ajudar mulheres mais jovens e mais velhas a permanecerem fortes e a abraçarem a vida plenamente com confiança.

Não acho que mudei desde que comecei a praticar musculação, mas me sinto mais confiante.

Lembro-me dos dias em que as mulheres eram chamadas de “pato velho”, “bolsa velha” e “galinha velha” como se fosse uma época diferente.

Eu queria mostrar às mulheres mais velhas que elas podem ser fortes e em forma em uma idade mais avançada e ter confiança para usar roupas lindas.

O mais gratificante para mim é ver mulheres mais velhas, principalmente aquelas com mais de 50 anos, entusiasmadas consigo mesmas e com a vida.

FONTE: SBS News

LEIA TAMBÉM: Disposição aos 95 anos: Médica aposentada é feliz, cozinha e adora receber em casa

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias