Estilo de Vida

Telescópio Webb detecta as primeiras fibras da rede cósmica; revelando uma realidade além da nossa imaginação

É impressionante como estamos conectados através de uma rede de “fios” como uma teia de aranha, mas a escala intergaláctica.

Spiderman red cósmica. Composición Alberto Sandoval
Imagem Ilustrativa - Reprodução Alberto Sandoval

Cientistas de diferentes áreas estão chocados desde que descobriram que as galáxias não estão dispersas aleatoriamente pelo universo. Cada aglomerado estelar está ligado a outro dentro de uma incrivelmente enorme rede cósmica de fios.

ANÚNCIO

O Telescópio Espacial James Webb, de acordo com a NASA, acabou de detectar a primeira a mais de 12 bilhões de anos-luz de distância.

Com dados do explorador ’James Webb’, os cientistas captaram uma espécie de fios que ligam 10 galáxias primitivas. Todas estão situadas em uma região 830 milhões de anos após o Big Bang.

Este fio que agrupa as constelações tem uma estrutura surpreendente de 3 milhões de anos-luz de comprimento. Além disso, está ancorado a um quasar luminoso, que possui um buraco negro supermassivo no seu centro.

Esse campo profundo de galáxias, capturado pelo instrumento NIRCam (Câmera de Infravermelho Próximo) do 'James Webb' mostra uma disposição de 10 galáxias distantes, marcadas por oito círculos brancos em uma linha diagonal semelhante a um fio.

O portal da NASA explica que dois dos círculos contêm mais de uma galáxia.

"Fiquei surpreso com o comprimento e a estreiteza deste filamento. Eu esperava encontrar algo, mas não esperava uma estrutura tão longa e claramente fina", diz Xiaohui Fan, membro da equipe da Universidade do Arizona em Tucson.

ANÚNCIO

"Esta é uma das estruturas filamentosas mais antigas que as pessoas encontraram associadas a um quasar distante", acrescenta Feige Wang da Universidade do Arizona em Tucson, líder principal deste programa.

“As últimas duas décadas de pesquisa em cosmologia nos deram uma compreensão sólida de como a rede cósmica se forma e evolui”, explicou o membro do time Joseph Hennawi da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias