Estilo de Vida

A nova imagem reveladora de Júpiter captada pela sonda espacial Juno da NASA; confira

Júpiter é o maior planeta do sistema solar e o quinto em ordem de distância do Sol.

Imagem espaço
Crédito (Reprodução NASA)

Quando nossa espaçonave Juno completou seu 38º sobrevôo próximo ao planeta Júpiter em 29 de novembro de 2021, ela capturou as tempestades rodopiantes do gigante gasoso e duas de suas maiores luas – Calisto e Io.

ANÚNCIO

Como detalhado pela NASA, visto vagamente na parte inferior da imagem, Calisto é a segunda maior lua do sistema joviano e a terceira maior do nosso sistema solar.

Calisto tem uma fina atmosfera de dióxido de carbono, e os cientistas acreditam que sua superfície coberta de gelo pode esconder um oceano salgado.

Apenas um pouco maior que a lua da Terra, a lua de Júpiter, Io, é o corpo planetário mais vulcanicamente ativo do sistema solar.

Como detalhado pela NASA, presa entre a enorme atração gravitacional de Júpiter e duas de suas luas vizinhas, Europa e Ganimedes, Io está bloqueada por maré – o que significa que o mesmo lado de Io sempre está voltado para o planeta.

Agora em sua missão estendida, a espaçonave continuará a estudar Júpiter e suas luas com mais detalhes, aprendendo sobre os campos magnéticos, a atmosfera e a magnetosfera do sistema joviano.

A nova imagem reveladora de Júpiter captada pela sonda espacial Juno da NASA

No topo da foto, uma porção de Júpiter é vista em uma massa rodopiante de azul, bege e verde.

ANÚNCIO

Como detalhado pela NASA, no centro-direita da imagem, a Lua Io é pequena, cinza e pouco iluminada.

Ainda de acordo com as informações, perto da parte inferior da imagem, Callisto está muito fraca. Confira registro:

Texto com informações da NASA

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias