Existem milhares de maneiras de viajar e diversas opções de hospedagem. Mas, já se imaginou dormindo na casa de um desconhecido, de graça, apenas pela troca de experiência? É assim que funciona o Couchsurfing.
ANÚNCIO
O aplicativo de viagens, é mais um modo de vida, antes de tudo. Você cria um perfil detalhando seus hobbies, interesses, estilo musical, enfim, tudo o que considera importante sobre o seu perfil, e se conecta com perfis diferentes do mundo todo.
A ideia da plataforma é conectar viajantes com ideias semelhantes. Segundo o site, é “uma rede mundial para fazer conexões entre viajantes e as comunidades locais que visitam”.
Em outras palavras, é uma maneira de ver o mundo com uma perspectiva local, hospedando-se em uma casa/apartamento local como hóspede e, em alguns casos, tendo-os como companheiros de viagem durante sua estadia, podendo dormir ou no sofá como o próprio nome da ferramente diz, ou em camas extras, colchões extras etc. - tudo é combinado antes de sua chegada.
A maior vantagem do Couchsurfing é conhecer as pessoas locais. Pois, ao convidá-lo gratuitamente para entrar na casa deles, eles geralmente esperam mais do que apenas trocar algumas palavras na sua chegada. Conversar com seus anfitriões, conhecê-los, ensinará mais sobre o país ou cidade para onde você viajou do que qualquer passeio que você possa participar.
O sistema de feedback do site é o que gerará confiança tanto para o hóspede, tanto para quem hospeda. Uma vez que todos os membros têm acesso aos comentários de ambos os lados. Já que muitos ficam inseguros em se hospedar ou receber em casa uma pessoa estranha.
Como surgiu o Couchsurfing?
O Couchsurfing foi criado por Casey Fenton, de 21 anos, em 1999. Casey havia comprado um voo para a Islândia, mas ainda não havia uma hospedagem fechada.
ANÚNCIO
Em vez de se contentar com um hotel caro, Fenton invadiu o banco de dados de estudantes da Universidade da Islândia e enviou um e-mail a 1.500 estudantes pedindo um lugar para ficar. Quase 100 pessoas responderam.
Quando voltou para casa, Casey criou o Couchsurfing. A partir daí, o site se tornou uma das principais formas para os viajantes se conectarem com as pessoas locais para eventos em diferentes países e lugares para ficar.
Atualmente para seus usuários é uma rede social de contatos e avaliações de diferentes residências e visitas. Em 2013, tinha mais de 6 milhões de usuários em mais de 100.000 cidades.