Estilo de Vida

Bióloga viraliza no TikTok após responder: faz mal misturar bebidas alcoólicas diferentes?

Cultura popular entre quem gosta de beber afirma que a mistura faz mal para o organismo. Será?

Quem gosta de consumir bebidas alcoólicas, costuma ter poucas regras, mas uma delas é bem valiosa: não misturar cerveja com drinks destilados. Mas será que essa combinação realmente faz mal?

Uma bióloga chamada Mari Krüger está viralizando no TikTok após gravar um vídeo em que diz que essa mistura não faz mal. “Não faz muita diferença a gente beber cerveja e vodca, e depois uma tequila e um vinho”, explica ela.

Como assim?

Segundo Krüger, o problema é outro. “Na verdade, o grande problema está no volume de bebida e que provavelmente a gente vai se perder nos cálculos, por estar bebendo sempre coisas diferentes. Dentro do nosso corpo tudo é álcool, nosso fígado metaboliza tudo da mesma forma, não consegue diferenciar destilado de fermentado”, afirma.

Ou seja, tem mais a ver com a quantidade de álcool ingerida do que a mistura em si. O que causa a intoxicação alcoólica - responsável pela famosa ressaca - é o excesso de álcool que não consegue ser metabolizado pelo fígado.

A dica, nesse caso, seria ficar atento ao teor alcoólico de cada bebida consumida, para não ultrapassar o seu limite individual.

“Pode misturar que não faz diferença nenhuma, nem na bebedeira, nem na ressaca”, garante a bióloga.

Além da quantidade ingerida, outra dica valiosa é não esquecer de se hidratar e de se alimentar. “Por favor, tomem água e comam antes de beber”, sinaliza Krügen.

Mas por que?

Segundo um artigo da Superinteressante, ao beber, o fígado é sobrecarregado para metabolizar o álcool, fazendo com que a distribuição de glicose pelo organismo falhe.

Outro fator é que álcool é diurético, então faz com que haja desidratação e perda de sais minerais através da urina.

Some os dois fatores e ganhe a receita da ressaca.

Nesse caso, o portal dá uma dica interessante: ao chegar em casa, faça um lanche com bastante carboidrato - para elevar o nível de glicose - de preferência os integrais, que são absorvidos mais lentamente. E beba um suco de fruta, que ajudará na hidratação e também na glicose.

Leia também: Fiscais descobrem ratos mortos em carne desprotegida de mercado do Reino Unido

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos