Estilo de Vida

Esses são os alimentos que você SEMPRE DEVE EVITAR para não ter espinhas

Alguns alimentos podem influenciar diretamente no aparecimento de espinhas, enquanto outros não possuem comprovação científica, mas também é preciso deixá-los de lado

Mulher com acnes no rosto

Quem nunca acordou, foi direto para o espelho e se deparou com uma espinha gigante no rosto que pouco tempo atrás não estava lá? As acnes são mais comuns na puberdade, mas podem aparecer normalmente na fase adulta. A inflamação pode ocorrer por diversos fatores, como distúrbios hormonais, alimentação e até mesmo o estresse.

Conforme explicado pelo site ‘Minha Vida’ a acne é uma inflamação do folículos pilosos (onde nascem os pelos), que acabam obstruídos pelo excesso de sebo e de células mortas. Além da espinha, também é possível formar cravos, cistos, caroços e cicatrizes, principalmente se você tiver o mau hábito de ‘cutucar’ a região inflamada.

O aparecimento de espinhas esporadicamente é algo normal para o organismo e uma boa higiene da pele já resolve o problema. Contudo, caso o número ou a gravidade aumente, é preciso buscar por tratamentos dermatológicos com indicação médica.

Recomendados

Alimentos prejudiciais

O tipo de dieta de cada indivíduo está diretamente ligado à pele. Contudo, ainda não existe um consenso sobre a alimentação influenciar ou não no aparecimento de espinhas.

LEIA TAMBÉM: Anitta manda mensagem aos fãs e revela o motivo de sua internação

De qualquer forma, é visível que alguns alimentos funcionam como anti-inflamatórios e podem ajudar no processo de cura da pele, enquanto outros agem de forma negativa. Confira a seguir alguns alimentos prejudiciais e que você deve evitar caso queira controlar a acne:

Chocolate

Um dos primeiros alimentos que vêm à cabeça quando o assunto é espinha é o chocolate. Porém, não existem estudos que comprovem isso. “Embora alguns estudos indiquem que o chocolate pode piorar a acne se ingerido em grandes quantidades, provavelmente se deve mais ao açúcar e às gorduras que contém do que ao próprio chocolate”, explica o dermatologista José Manuel Carrasco.

Carnes vermelhas

No ocidente, os principais componentes que compõem a dieta da população são os carboidratos hiperglicêmicos, como arroz e o macarrão, e para a chamada ‘mistura’ fica a carne vermelha e outas gorduras saturadas. Caso você esteja passando por um processo de aparecimento intenso de espinhas, esses alimentos devem ser evitados.

Álcool

O álcool também é uma grande vilão nessa história, favorecendo o aparecimento de acne devido às mudanças que ele causa no sistema imunológico.

“É curioso, mas até foi proposto que o álcool secretado pelo suor possa atuar como nutriente para algumas espécies como a Cutibacterium Acnes, que faz parte dos microrganismos causadores da acne”, conclui o médico.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS: Você já conhecia? Evite esta lista de alimentos se sofre com pressão alta

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos