Estilo de Vida

“Como saber se eu estou realmente amando, e não apenas apaixonado?” Veja os sinais

Terapeutas discutem e explicam como você pode entender a diferença entre algo passageiro e um amor duradouro

Casal se beijando
“Como saber se eu estou amando, e não apenas apaixonado?” Veja os sinais Imagem: Pexels

Você muito provavelmente já se pegou escutando uma música ou assistindo um filme romântico e pensando na pessoa que você gosta, não é mesmo? Sentir que está apaixonado é uma sensação emocionante e ao mesmo tempo aterrorizante. Mas como ter certeza que você está amando e que isso não é algo de momento? Alguns sinais podem te ajudar.

ANÚNCIO

O que é o amor?

Helen Fisher, antropóloga da Rutgers University explica que, cientificamente falando, amor é uma reação química. Ela pesquisa sobre o amor biológico há décadas e descobriu que, quando alguém está apaixonado, seu cérebro sofre com altas doses de dopamina e oxitocina. “O amor romântico é, na verdade um sistema de motivação, ao invés de uma emoção”, explica, e isso tem alguns impactos.

LEIA TAMBÉM: Mulher de 25 anos que começou a namorar o chefe com o dobro da idade desabafa sobre as pessoas acharem que ele é seu pai

De início, você idolatra a pessoa amada e acha que não existe mais ninguém igual a ele. Uma pesquisa inclusive mostra que praticar a monogamia pode aumentar a dopamina, neurotransmissor responsável pela atenção e foco.

Recomendados

O amor não aparece ‘de repente’

“Não há um momento de luz quando se trata de amor”, diz Laura Vowels, pesquisadora e terapeuta sexual. Ela explica que o amor cresce com o tempo, a partir do respeito, comunicação e confiança.

Dura além do período da ‘lua de mel’

Como explicado, o amor não costuma acontecer de uma hora para a outra, mas ele também não tem prazo de validade. Contudo, algumas pessoas costumam dizer que sabiam que estavam amando logo de início. Mas para saber se isso é amor ou paixão, é só com o tempo.

“Sabemos que não estamos apenas apaixonados pelo nosso interesse amoroso quando vai além dos primeiros meses. É por isso que é sempre uma boa ideia conhecer alguém muito bem para trabalhar no sentido de construir intimidade e confiança”, diz a terapeuta de trauma e relacionamento Lizandra Leigertwood.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS: Homem de 51 anos se casa com ex-namorada do filho. Eles possuem 24 anos de diferença

Tags

Últimas Notícias