Estilo de Vida

Fígado gorduroso: essa doença pode levar ao câncer. Veja os sintomas

Condição é causada maus hábitos alimentares, falta de atividade física e uso excessivo de bebida alcóolica

Comida gordurosa

A gordura no fígado, também chamada de esteatose hepática nas fases iniciais, não apresentam sintomas no início. Contudo, com a condição se agravando com o passar do tempo, alguns sinais são perceptíveis. A gordura no fígado em si não é uma situação graves, mas se não for tratada, pode causar danos como o mal funcionamento de células do fígado e também cirrose, podendo até mesmo causar a necessidade de um transplante de fígado.

Principais sintomas

Segundo o site Tua Saúde, é possível estabelecer um diagnóstico prévio respondendo as perguntas a seguir. Caso a maioria das respostas seja sim, é imprescindível a busca por um médico especializado.

  • Perda de apetite?
  • Dor do lado superior direito da barriga?
  • Barriga inchada?
  • Fezes esbranquiçadas?
  • Cansaço frequente?
  • Dor de cabeça constante?
  • Enjoo e vômito?
  • Cor amarelada nos olhos e na pele?

Possíveis causas

Não se sabe ao certo quais são as principais causas, mas estudos sobre a condição mostram que pessoas que possuem maus hábitos alimentares, que não praticam atividade física e fazem uso de bebida alcóolica em excesso possuem maior chance, além de pessoas que já sofrem com outras doenças, como colesterol alto e diabetes.

Recomendados

Segundo Guillermo Silva, gastroenterologista e hepatologista da Clínica Las Condes citado em texto do site Meganotícias, a alteração pode ocorrer também com o avanço da idade. O médico explica que, caso a doença evolua sem o tratamento adequado, ela pode se transformar em uma condição chamada de esteatohepatite, podendo ainda evoluir para cirrose e câncer de fígado, em casos específicos.

Tratamento

Caso descoberto nos estágios iniciais, a gordura no fígado pode ser controlada com dietas, prática de atividades física e controle das doenças citadas anteriormente.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA TAMBÉM:

Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37

Mulher viraliza no TikTok ao relatar que médico pediu para ela ficar quieta durante o parto

Essas são as três horas mais ‘perigosas’ do dia para se alimentar se você estiver de dieta

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos