Estilo de Vida

O novo golpe circula pelo app WhatsApp e continua fazendo vítimas

Fique atento e não caia em golpes no aplicativo de mensagens.

Alerta importante sobre um novo golpe, utilizando uma ‘corrente’ no app de mensagens, que circula pelo WhatsApp.

Como detalhado pelo site ‘La Tercera’, a mensagem pede um código de verificação que, se entregue aos golpistas, permite a clonagem da conta do app de mensagens.

A fraude em questão garante que um grupo está sendo renovado: “Olá, boa tarde, sou xx. Estamos renovando o grupo do WhatsApp XXX Você já participa?”.

Recomendados

No entanto, a mensagem também pode variar com outras informações.

O novo golpe circula pelo app WhatsApp e continua fazendo vítimas

Após receber esta mensagem e concordar em participar da atualização do suposto grupo, uma mensagem de texto (SMS) chegará no celular da vítima.

Segundo o golpe, a mensagem seria apenas para confirmar a participação do usuário, no entanto, se trata de mais uma etapa da fraude.

A mensagem se trata da confirmação de que você está cadastrando seu número como conta business (no caso solicitado pelo golpista).

“Sua conta do WhatsApp Business está sendo registrada em um novo dispositivo. Não compartilhe o código”.

Ao entregar os dígitos, perde-se o acesso às mensagens e aos contatos.

Ainda de acordo com as informações, como recomendação principal, é que um código de verificação nunca deve ser entregue a uma outra pessoa.

Outra ação importante, é ativar a verificação em duas etapas no aplicativo de mensagens WhatsApp.

Este é o novo recurso de segurança do WhatsApp para impedir que sua conta seja invadida

O app também trabalha em um novo recurso que adiciona uma camada extra de segurança, novidade que será liberada em breve.

A plataforma trabalha neste recurso para proteger os usuários que podem compartilhar ingenuamente o código de 6 dígitos, que permite muitos golpes.

Quando a primeira tentativa de login em uma conta do WhatsApp é bem-sucedida, é necessário outro código de 6 dígitos para concluir o processo: neste caso, outra mensagem é enviada ao proprietário do número de telefone para alertá-lo sobre uma tentativa de login em seu conta.

Assim, as pessoas saberão pelo WhatsApp que alguém está tentando fazer login em sua conta e não compartilharão o segundo código de verificação para concluir o processo. No entanto, ainda não ficou totalmente claro como funcionará a novidade e quando será lançada.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos