Estilo de Vida

Filhote de cachorro pode tomar banho?

Cãezinhos recém-nascidos precisam de uma série de vacinas antes de entrar em contato com outros da sua espécie

Filhote de cachorro

Assim como um bebê humano, os filhotes de cachorro também precisam de uma atenção especial. Mas afinal, com quantos meses após nascido o seu filhote de cãozinho pode começar a tomar banho?

“O ideal é iniciar o banho após o término do protocolo vacinal para o cachorro não ficar exposto a doenças”, explica a Dra. Louise Siqueira, médica veterinária da clínica Seres de Salvador ao portal Petz. A profissional explica que, nesse caso, é preciso esperar até a primeira dose da vacina múltipla, que costuma ocorrer a partir da sexta semana de vida do cão.

LEIA TAMBÉM: Essas são as 5 raças de cães PROIBIDAS em diversos países do mundo e UMA DELAS É BRASILEIRA

A vacina múltipla, também chamada de V8, V10 ou vacina polivalente, é administrada com quatro doses iniciais com intervalo de três a quatro semanas entre elas. A vacina é importante antes da ida ao pet shop para o banho pois ela protege o seu cão de estimação de até 12 doenças virais bacterianas. Como uma boa parte delas são transmissíveis entre os cães, a imunização garante a saúde do animal.

Caso a vacinação não esteja em dia, o pet shop pode impedir que o cão passe por higienização. “Seguimos protocolos rígidos de higienização, e os animais podem frequentar o centro de estética uma semana após a primeira dose da vacina múltipla”, esclarece a doutora. O intervalo é utilizado para que a vacina possa fazer efeito.

O filhote pode tomar banho em casa?

Muitos tutores optam por dar banho em casa antes das vacinas estarem em dia, já que no lar, o filhote não terá contato com outros animais. No entanto, a especialista não aconselha que a higiene seja feita em casa, pois a imunidade do animal ainda não está 100% desenvolvida. Banhos e secagens inadequadas podem causar alguns problemas como otites, problemas dermatológicos e também trauma de tomar banho.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos