Estilo de Vida

Esses são os sintomas mais comuns de pneumonia

Dias frios causa condições como gripes e resfriados, que podem se transformar em pneumonia

Pneumonia
Esses são os sintomas mais comuns de pneumonia Imagem: Freepik

A pneumonia é uma infecção que inflama uma parte dos pulmões chamada ‘sacos aéreos’, que tem a função de ventilar os pulmões. Quando existe a infecção existe, essas estruturas se enchem de líquido, como o pus, que são causados por bactérias, fungos ou algum vírus no organismo.

ANÚNCIO

Segundo o site especializado em saúde, Mayo Clinic (em espanhol), a doença pode variar de gravidade dependendo da faixa etária, podendo até mesmo ser fatal em crianças com menos de 2 anos ou adultos com mais de 65. Além disso, afeta pessoas com problemas no sistema imunológico enfraquecido ou doenças crônicas.

LEIA TAMBÉM: 7 mitos e verdades sobre os cuidados com a pele no inverno

Sintomas

Assim como a gravidade da pneumonia, os sintomas também podem variar, dependendo de como está o seu sistema imunológico, a origem da infecção e também a idade. De qualquer forma, os principais sinais, segundo o site Meganotícias (em espanhol), são:

Recomendados

  • Dor no peito ao respirar ou tossir;
  • Desorientação;
  • Tosse, com alta probabilidade de catarro;
  • Fadiga;
  • Febre, sudorese e calafrios;
  • Náuseas, vômitos e/ou diarreia;
  • Dificuldade para respirar.

Possíveis causas

Bactérias

Um dos principais causadores da doença é a bactéria Pneumococo, que costuma aparecer após uma gripe ou resfriado que se agravou. É chamada normalmente de pneumonia “lobar”, pois se concentra apenas em uma das partes do pulmão, o lobo.

Vírus

Essa causa afeta principalmente as crianças, também após gripes ou resfriados. Nesse caso, o sistema imunológico que ainda não está totalmente desenvolvido pode gerar a pneumonia viral.

Outras causas para a pneumonia são: vírus, fungos ou bactérias presentes no ar, solo, fezes de pássaros contaminados, através das gotículas de saliva ou secreção nasal, além deaspiração ou inalação de alimentos, bebidas ou vômitos.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

ATENÇÃO!

Este texto tem como objetivo apenas informar e não dar o diagnóstico de nenhuma doença. Caso tenha dúvidas, procure um médico especializado e nunca faça o uso de medicamentos sem prescrição.

⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ ⋅

LEIA MAIS:

Gosta de cerveja? Estudo mostra benefício pouco conhecido que a bebida pode trazer para a sua saúde

Esta é a quantidade de sal que você deve consumir diariamente, segundo especialistas

Pesquisa: 92% dos brasileiros buscam empresas com programas de saúde mental

Tags

Últimas Notícias