Estilo de Vida

Baratas, aranhas e moscas: análise detecta restos insetos em saquinhos de chá

Mais de 400 rastros de insetos foram achados em um único saco de chá verde

chá verde

Um estudo realizado por cientistas da Universidade de Trier, na Alemanha, mostrou que a maioria das pessoas não faz nem ideia do que ingere diariamente nos alimentos e bebidas industrializadas.

ANÚNCIO

Segundo a pesquisa, em um único saquinho de chá verde foram detectados restos de pelo menos 400 insetos, entre eles moscas, baratas, borboletas e até mesmo aranhas.

O estudo, porém, não menciona riscos à saúde ou desaconselha a ingestão, já que traços dos insetos são encontrados em praticamente todas as ervas secas, mas o que chamou a atenção dos estudiosos foi a quantidade de restos nas amostras. “O que realmente me surpreendeu foi a grande diversidade que detectamos. Encontramos no chá verde até 400 espécies de insetos em um único saco”, disse Henrik Krehenwinkel, geneticista ecológico da Universidade de Trier.

Recomendados

Como a pesquisa foi feita na Alemanha, o resultado aponta para espécies de habitam a flora do país. Ao todo, em 40 amostras diferentes, foram achadas 1,2 mil espécies de invertebrados misturados com o produto.

Acelere o metabolismo com chá verde e amora: bebidinha caseira e simples para emagrecer (Reprodução/Pixabay - Gundula Vogel)

As análises foram feitas com DNA e também foram achados indícios de predadores, herbívoros e parasitas. Segundo os cientistas, amostras como saliva, detritos e células mortas podem ficar nas folhas, principalmente nos casos e insetos que mudam de pele.

LEIA TAMBÉM: WhatsApp: Estes são os ‘novos emojis animados’ que serão liberados em breve para os usuários

Produtores de chás e outras ervas secas mandam o material para a moagem durante o processo final de fabricação do chá, onde a mistura acaba sendo feita.

“O material vegetal seco parece ser uma nova ferramenta para monitorar artrópodes e interações artrópodes-plantas, detectar pragas agrícolas e identificar a origem geográfica do material vegetal importado”, descreveu o estudo no relatório final.

Pode interessar também:

Tags

Últimas Notícias